A Percepção dos Egressos como Ferramenta de Avaliação de Cursos Superiores: um Estudo Exploratório com Graduados em Administração pela UFF

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 340


Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Antonio Coelho Lopes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Antonio Coelho Lopes , Ariel Levy , Camila Garcia Alves

ABSTRACT
A percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, e que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.