Promoção da Saúde Mental e Desenvolvimento Sustentável

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Participação Cívica em saúde;

Acessos neste artigo: 381


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Regina Célia Canel

ABSTRACT
Este artigo está baseado na tese de que  a construção e consolidação de um novo paradigma de desenvolvimento, o Desenvolvimento Sustentável (DS), pode nos unir enquanto objetivo comum a todos, para a continuidade da vida e das organizações humanas no planeta. Atualizamos e ampliamos o trabalho que apresentamos no Convibra 2021, “Recomendações para que se alcance a Promoção da Saúde Mental”, e seus Princípios, Diretrizes e Estratégias. Foram utilizados documentos sobre Promoção da Saúde, Saúde Mental, Responsabilidade Social e DS. Contatou-se que: o DS é alcançado se “sustentado” por fatores fundamentais como Responsabilidade Social Coletiva, Educação para o DS, Pequenas Revoluções; que é percebido que a saúde é um elemento intrínseco ao DS; que a  Promoção da Saúde Mental (PSM), a qual visa favorecer a indivíduos e grupos humanos ressignificar (dar um novo sentido para) sua vida pessoal e sua participação social,  é um fator determinante para que se alcance um DS , ao mesmo tempo que se configura como um resultado e um indicador do processo de construção e consolidação desse modelo de desenvolvimento, o DS. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joice Marielle Da Costa Moreira 25-11-2022 15:27:24

A abordagem da saúde mental a partir da temática do Desenvolvimento Sustentável é muito interessante e de relevância no contexto global atual. Achei especialmente interessante o conceito de ''Pequenas Revoluções''. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.