Violência Sexual na Infância: o Papel da Escola Como Mediadora e Canal de Proteção e Denúncia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 354


Certificado de participação:
Certificado de Jeilson De Oliveira Moisés

Certificado de publicação:
Certificado de Jeilson De Oliveira Moisés

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jeilson De Oliveira Moisés

ABSTRACT
O principal objetivo deste artigo é mostrar as formas de prevenção contra o abuso sexual na família, contando com o apoio da equipe, multidisciplinar, juntos as escolas e a sociedade, buscando o envolvimento de todos em prol da proteção infantil, por meio de palestras e conscientização social. A criança quando vítima desse tipo de agressão causa fracasso escolar. Na maioria dos casos ocorrem dificuldades de aprendizagem, pois, no ambiente escolar, precisam de apoio, e que suas necessidades sejam atendidas. Para trabalhar com a criança que apresenta um comportamento diferente devido à suspeita de abuso sexual, o professor precisa ser capacitado e ter conhecimento do que está ocorrendo no ambiente familiar. É muito importante sensibilizar a população sobre as crianças e adolescentes, para que eles não tenham suas infâncias roubadas, para terem assegurados seus direitos conforme está no ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente. Os educadores devem conversar diariamente em suas aulas sobre maneiras de agir de forma autônoma respeitando as limitações das crianças, como alternativa para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem, isto porque ao invés de se rotular as diferenças como aspectos positivos e negativos, ou até mesmo empecilhos, passam a ser encaradas como aliadas no processo de construção do conhecimento e de punição para esses agressores que praticam esses atos criminosos.
Palavras-Chave: Abuso; criança; escola; assistente social; família.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Henrique Barbosa De Sá 22-11-2022 12:42:21

Trabelho apresenta um tema de extrema relevância, como já sabido é necessário o treinamento de de professores e cuidadores para que tal canal esteja sempre disponível! Excelente trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.