EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 302


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabrícia Tesolin , Fabíola Dos Santos Coutinho Ferreira , Aline Silva Da Fonte Santa Rosa De Oliveira

ABSTRACT
Nos últimos tempos, tem sido reconhecidas muitas doenças até o momento desconhecidas, bem como a reemergência de outras que, ao longo dos anos, estavam sob controle. Essas doenças podem ser classificadas de acordo com o seu comportamento epidemiológico em dois tipos: doenças emergentes e reemergentes. Esses dois conceitos são utilizados quando analisamos uma população especificamente, uma vez que uma doença pode emergir em um local e reemergir em outro.
Por um lado, com a evolução da tecnologia no ramo da saúde, a expectativa era que doenças infecciosas transmissíveis como tuberculose, dengue e malária diminuíssem sua incidência como causa de morbidade e mortalidade das populações. A queda da mortalidade e natalidade junto com o aumento da expectativa de vida humana, também contribuiria para essa diminuição. Por outro lado, é notória a decadência dos sistemas de saúde devido a alta demanda e dos custos crescentes da assistência a saúde, que absorve grande parte dos recursos que seriam destinados à área de prevenção e controle de doenças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.