Relato de experiência: prática educativa com crianças visando melhorar os hábitos de higiene

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Saúde da Criança e do Adolescente;

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Veridielza Buginski Lemes , Adriana Zilly , Neide Martins Moreira

ABSTRACT
Como parte da atividade de extensão do Programa de Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, foi realizado atividades teóricas e práticas visando melhorar e conscientizar os alunos de uma escola Municipal de Foz do Iguaçu sobre a importância da higiene pessoal. O objetivo principal da atividade foi promover a prática da saúde por meio de atividades pedagógicas, tais como: exposição oral, utilização de materiais didáticos e atividades lúdicas. Foi realizado atividades pedagógicas de educação em saúde com alunos do primeiro ao quinto ano com a intenção de incutir no ideal dos alunos a necessidade de ser realizada a correta higienização pessoal. Realizou-se uma aula expositiva dialogada e uma atividade prática (metodologia ativa). Na aula foi explicado sobre microrganismos, doenças causadas pela má higiene, importância da higiene bucal, corporal e das mãos. Após a aula, foi realizado uma atividade prática, onde os alunos lavaram as mãos como de costume utilizando uma solução de álcool e tinta de marca-texto e observaram o resultado por meio de uma luz negra. Nas mãos, os locais não fluorescentes indicaram que não houve uma boa higienização. Com essa atividade, espera-se que os alunos percebam a importância da realização correta da lavagem das mãos e higiene corporal. Além disso, pode ser realizada em diversas escolas, pois os alunos demonstraram interesse e foram participativos, dessa forma, essa ação pode contribuir para diminuição dos índices de doenças causadas pela falta de higiene.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Carolina Freire Frizzera 23-11-2022 09:11:14

Excelente trabalho! Atividade necessária e de muita relevância, trabalho bem estruturado!

Foto do Usuário Patricia Riddell Millar Goulart 23-11-2022 13:51:34

Conscientizar os sobre a importância da higiene pessoal é um trabalho de grande relevância no contexto da sáude pública. Muitas vezes o ''simples'' ato de lavar as mãos não é realizado de forma adequada. Também realizo atividades com escolares com esse mesmo intuito e percebemos que as crianças gostam de aprender e acabam se tornando propagadoras desse conhecimento em casa. Parabéns pela ação!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.