Participação Feminina na Produção Científica: Uma Análise Bibliométrica Realizada por Intermédio dos Artigos Publicados na Revista contabilidade e Finanças (RC&F-USP)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 255


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Loryn Coelho Teixeira , Mirian Albert Pires

ABSTRACT
Acerca da participação feminina nos mais variados âmbitos sociais, o tema traz debates sobre essa ascensão nos meios, além da constância nas áreas do conhecimento. No ramo da contabilidade e áreas administrativas, pesquisas sobre o assunto têm sido constantes. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo descrever e analisar a participação feminina na elaboração de trabalhos científicos na Revista Contabilidade & Finanças. O estudo é classificado como revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, denominando-se ainda como análise bibliométrica juntamente em exame de conteúdo para o tratamento de dados. Ao todo, examinou-se 254 artigos publicados entre os anos de 2011 a 2021. Os estudos indicam que 17 artigos são exclusivamente femininos, sendo o arranjo mais comum do número de autores por artigo ser dupla, o número de mulheres ainda é inferior ao número de autores, sendo a região mais recorrente dos autores que publicam na RC&F ser a sudeste. De modo geral, a abordagem quantitativa é a mais utilizada, o tema de maior estudo apresentados nos artigos é “Economia e Mercado Financeiro”, a IES com maior incidência entre os autores que mais publicaram é a USP, e a mulher que mais publicou é a Sirlei Lemes, com 4 artigos na revista.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O artigo científico trata de temática importante: a participação feminina na pesquisa científica. A metodologia utilizada foi bem aplicada, atingindo-se os objetivos propostos pelo estudo. A conclusão a que se chega é que a região sudeste publica mais e que a região norte menos. E, ainda, que é diminuta a participação da mulher na produção científica. Portanto, o estudo evidencia que a mulher precisa ter mais oportunidades de participação ativa, também, em pesquisa científica, na produção acadêmica e que esta luta não é pertencente apenas as mulheres, mas ao todo social. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.