Human Resources Analytics (Hr Analytics): Validação de Um Modelo de Fatores Críticos de Sucesso e Benefícios na Adoção de Práticas de Hr Analytics no Cenário Empresarial Brasileiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 322


Certificado de participação:
Certificado de Reidene De Oliveira Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Reidene De Oliveira Silva , Marcelo Nogueira Cortimiglia

ABSTRACT
O termo Human Resources Analytics (HR Analytics) surge como uma prática de recursos humanos (RH) capacitada pela tecnlogia da informação que usa análises descritivas, visuais e estatísticas de dados relacionados a processos de RH, capital humano, desempenho organizacional e benchmarks econômicos externos para estabelecer o impacto nos negócios e permitir a tomada de decisões baseada em dados. Este estudo teve como objetivo testar a aplicabilidade de um modelo de conceitos em HR Analytics que engloba os fatores críticos de sucesso (FCS) na adoção de práticas de HR Analytics, assim como analisar a implantação destas práticas na perspectiva dos profissionais de recursos humanos no cenário empresarial brasileiro. Para tal, foi realizada uma validação de conteúdo de questionário com especialistas e aplicação de questionário online com profissionais de recursos humanos do Brasil. A amostra final contou com 287 observações válidas de profissionais de RH que possuíam experiência no mercado laboral e com experiências na elaboração, implantação e/ou atuação com HR Analytics, selecionadas pela técnica de bola de neve. Como resultado, quanto aos elementos característicos do HR Analytics observou-se que, na visão dos respondentes, o RH cada vez recorre em nível crescente à utilização de tecnologias digitais para processamento de dados. Além disso, referente aos benefícios da adoção de práticas de HR Analytics, identificou-se que todos os benefícios levantados na literatura que impactam diretamente o negócio foram apontados como menos relevantes em relação aos benefícios ligados a função de RH. Por fim, quanto aos FCS para adoção de práticas de HR Analytics, confirmaram-se os indícios da literatura de que o apoio da alta gestão se configura como principal fator de sucesso para a adoção das práticas de HR Analytics. Palavras-chave: HR Analytics, Fatores Críticos de Sucesso, Revisão Sistemática de Literatura.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thales Batista De Lima 22-11-2022 22:31:04

Parabenizo pela iniciativa da temática e robustez do trabalho. Percebe-se o quanto as diversas áreas funcionais do campo organizacional tem recorrido ao uso de tecnologias da informação para subsidiar melhor as tomadas de decisões. E o RH assumiu também tal postura para que o SI auxiliasse políticas de recursos humanos para colaborar em uma maior assertividade de suas práticas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.