OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO DE PESSOAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESEMPENHO DOS COLABORADORES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 123


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Albertina Maria Batista De Sousa Da Silva , Daysi Lucidi Gomes De Farias , Tais Rego Dos Santos

ABSTRACT
A pandemia de Covid-19 é um fenômeno que desencadeou inúmeros impactos na sociedade, incluindo repercussões no contexto da Administração de Empresas, visto que as necessidades de isolamento e de distanciamento social demandaram a adoção de novas formas de trabalho, em especial do trabalho remoto. O presente artigo busca a realização de uma análise sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 na área da Gestão de Pessoas, enfatizando suas relações com o desempenho dos trabalhadores (as) e a atuação do gestor para amenizar tais impactos em âmbito nacional. Para tanto, fora realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual contou com as contribuições de vinte e dois estudos e publicações sobre o tema. Os resultados alcançados destacaram consequências como dificuldades de concentração e motivação por parte dos trabalhadores no teletrabalho, influência na saúde mental e física dos liderados, ausência de organização e de planos de trabalho consistentes, dificuldades relacionadas ao convívio familiar e a própria falta de experiência dos gestores para os trabalhos realizados com a mediação tecnológica. Cabe aos gestores a procura por soluções para amenizar a tais repercussões, adaptando seus estilos de liderança ao contexto do teletrabalho, definindo políticas e práticas de comunicação e execução das atividades profissionais e sempre obtendo feedback por parte dos liderados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Ótimo artigo, principalmente porque traz à luz a diferença entre chefiar e liderar. No texto me chamou à atenção “...o aumento da procrastinação, diminuição da concentração e da motivação, dificuldades quanto ao uso da internet, dentre outras. ” Minha pergunta é: Agora que o novo cenário adotou essa nova modalidade de trabalho, remoto e, ou, híbrido, como você acredita que os gestores estarão mais preparados para promover prevenção dos danos à saúde? Parabéns pelo excelente artigo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.