CONTRIBUIÇÃO DAS INCUBADORAS TECNOLÓGICAS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS PÓS-INCUBAÇÃO: UM ESTUDO NAS EMPRESAS GRADUADAS DA CIDADE MOSSORÓ-RN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 198


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Renata Avelino Da Silva Moura , Ana Lucia Brenner Barreto Miranda , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Brena Samara De Paula , Susane Isabelle Dos Santos

ABSTRACT
Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisar na percepção dos gestores das empresas graduadas, as principais contribuições das incubadoras de empresas tecnológicas para o sucesso dos empreendimentos graduados da cidade de Mossoró - RN. Esta pesquisa foi do tipo descritiva, o método utilizado foi de abordagem qualitativa, e quanto ao instrumento de coleta de dados utilizado foi a técnica da entrevista, onde foram aplicadas aos gestores das empresas graduadas do Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS) e Incubadora Tecnológica de Mossoró (ITMO). E para o tratamento dos dados coletados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo para obtenção dos resultados. Esta pesquisa mostrou como as incubadoras tecnológicas são importantes para o crescimento e sucesso das empresas e dos empreendedores, através dos benefícios como aquisição de novos conhecimentos nas áreas de gestão e estratégias por meio dos cursos, treinamentos e orientações oferecidas pelos profissionais da incubadora, além do suporte dado na elaboração do plano de negócio, na cultura empreendedora, as disciplinas voltadas a negócios de base tecnológica, no período da pré - incubação, nas visitas de consultores, nos treinamentos e suporte na inserção do produto no mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Francisco José Lampkowski 13-11-2022 20:00:59

O artigo permeou e discorreu sobre o contexto teórico para as incubadoras de empresas. Não observada a condição do desenvolvimento de empreendimentos tecnológicos. No sentido de incubadoras de empreendimentos de negócios, sugerimos aos autores uma abordagem por metodologia quantitativa, construindo modelos de questionamentos de alcance em que mensurem com indicadores, o grau do resultado alcançado. A demonstração por este método possibilitaria maior visibilidade e significância ao artigo.

Foto do Usuário Suely Xavier Dos Santos 01-12-2022 10:56:50

O artigo trás uma contribuição importante sobre o papel das incubadoras de base tecnológicas no processo de graduação de novos empreendimentos. Como sugestão, os autores poderiam ampliar o estudo numa perspectiva da teoria da tríplice hélice a fim de analisar como ocorrem as relações da incubadora com as empresas incubadas durante o período de permanência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.