INOVAÇÃO NA PANDEMIA: AÇÕES DAS EMPRESAS PARA SUPERAR O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 327


Certificado de publicação:
Certificado de Glauber Silva Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Perez , Amanda Chaves Coelho , Glauber Silva Santos , Joel Luiz Da Silva , Tamires Barboza Costa

ABSTRACT
A necessidade de adaptação às condições de funcionamento impostas durante a pandemia, fez com que ocorresse uma movimentação interna a favor da inovação. Muitas empresas passaram a utilizar o ambiente online como aliado nas suas operações e as mudanças implantadas se tornaram benéficas para todos. Este trabalho teve o objetivo de identificar, analisar e compreender como as empresas agiram para implantar as inovações estipuladas pelos seus líderes durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo, realizada com entrevistas mediante a um roteiro previamente elaborado. Com base nas informações fornecidas pelos entrevistados, no processo de inovação foram analisados os fatores críticos, os riscos e as consequências que a falta de uma ação imediata poderia trazer para a companhia, com base nesses fatores foram elaboradas estratégias para manter a receita da empresa, os funcionários e garantir a saúde e segurança de todos os colaboradores durante o período.  Observaram-se indícios de que as empresas participantes desta pesquisa estão em um processo contínuo de modernização desde a primeira ação impulsionada pelo início da pandemia, para os entrevistados inovar é essencial atualmente. Conclui-se que inovação não se trata somente de criar algo, o conceito de inovação para essas empresas condiz com a ação de mudar para melhorar algo já existente, ou até mesmo quebrar os padrões anteriores utilizados. Inovação é o sucesso que a mudança proporciona aos envolvidos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 18-11-2022 15:47:32

Parabéns pelo ótimo trabalho! Vocês acreditam que as mudanças ocorridas nestas organizações (impostas pela pandemia) serão contínuas e permanentes? Ou seja, estas empresas não voltarão mais às ações praticadas antes da pandemia?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.