Efeitos do Covid 19 no Desempenho Econômico-Financeiro de Empresas do Setor de Tecido, Vestuário e Calçado Listadas na B3.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 213


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Willen De Tassio Da Silva E Silva , Raimunda Maria Da Luz Silva , Rayane De Lima Silva , Rodrigo Silva Cavalcante , Fabrício Do Nascimento Moreira

ABSTRACT
O objetivo geral desta pesquisa visou verificar os efeitos da pandemia causada pelo covid-19 sobre a liquidez, rentabilidade e endividamento de Empresas de Comércio de Tecidos, Vestuário e Calçados listadas na B3. Para alcançá-lo, a investigação abrangeu os exercícios sociais de 2019 e 2020. Este estudo buscou dados e embasamento teórico para realizar a análise de demonstrativos contábeis por meio de indicadores. Tal avaliação tem o propósito de fornecer informações sobre uma entidade evidenciando o seu desempenho econômico-financeiro. Os procedimentos metodológicos adotados para o seu desenvolvimento foram de caráter descritivo quanto ao objetivo, é considerado quanti-qualitativo em relação à abordagem. Nesse sentido foram extraídos dados dos relatórios estruturados das organizações como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, posteriormente, efetuou-se o cálculo e análise dos resultados obtidos dos índices. Os resultados alcançados com a pesquisa demonstraram que as empresas de modo geral conseguiram manter uma boa liquidez, apesar das variações ocorridas no período; quanto ao endividamento verificou-se que houve aumento na dependência do capital de terceiros; os indicadores de rentabilidade indicaram uma queda nas vendas no ano de 2020 e também na lucratividade em relação aos investimentos realizados nas companhias.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joyce Silva Soares De Lima 03-12-2022 09:42:48

Trabalho com tema bastante atual, pois aborda sobre a crise do covid-19 e os seus efeitos para a área de finanças das organizações. Além de abordar sobre liquidez, rentabilidade e endividamento, que são temas de grande importância dessa área. Apesar das limitações da pesquisa, o objetivo proposto foi atingido com excelência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.