ANTECEDENTES PARA A FORMALIZAÇÃO DO MEI

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 308


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kalyne Michely Silva Souza , Rosângela Queiroz Souza Valdevino , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Brena Samara De Paula , Susane Isabelle Dos Santos

ABSTRACT
No Brasil, por meio da criação da LC nº 128/2008 surgiu o microempreendedor individual - MEI, a fim de tentar resolver o alto índice de brasileiros na informalidade e visando diminuir a quantidade de trabalhadores exercendo atividades informais, o governo decidiu criar uma nova forma jurídica. Diante desse contexto o objetivo dessa pesquisa consiste em verificar quais os
principais motivadores apontados pelos MEIs para formalização, e como a contabilidade é vista no processo de desenvolvimento desses empreendimentos. A metodologia desse trabalho classifica-se, quanto aos objetivos, como descritiva e quantitativa a classificação quanto a natureza, para a consolidação do objetivo. Aplicou-se 70 questionários com microempreendedores individuais dos municípios de Apodi – RN, Assú – RN e Pau dos Ferros - RN. Os dados coletados foram tratados com o software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences e os resultados mais relevantes mostraram que a motivação para a formalização se deu em razão do acesso aos direitos previdenciários (INSS), com destaque para a cidade de Pau dos Ferros com 59% (20) dos respondentes e a respeito da utilização dos serviços contábeis para gestão de negócio é realizada somente as vezes, com destaque para o município de Apodi com 46% (13). Conclui-se que o Microempreendedor Individual é uma modalidade de empresa que possui diversas vantagens que contribui para o que microempresário possa sair da informalidade. Por meio da pesquisa observou-se que a contabilidade nessas organizações ainda não é utilizada, mas é reconhecida a sua relevância para o crescimento das organizações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliano Almeida De Faria 22-11-2022 12:06:31

O trabalho de grande relevância dada a importância do MEI para as cidades pesquisadas e para todo o Brasil. Ao analisar os principais motivadores apontados pelos MEIs para formalização, e como a contabilidade é vista no processo de desenvolvimento desses empreendimentos o trabalho reforça a perspectiva de que a Contabilidade está onde existe patrimônio, independente de critérios normativos que a exigem. Como sugestão, questionar uso de instrumentos contábeis mais simplificados aos MEIS haja vista a complexidade inerente das DFP na sua construção já claramente identificadas em empresas de maior porte. Pode-se questionar uso de fichas de controles de estoque, controle diário de caixa, cálculo de depreciação de imobilizado até cálculo de alguns índices de análise. Parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.