Contribuição Gerencial em uma Franquia de Estética no Estado de Sergipe

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 323


Certificado de publicação:
Certificado de Alex Fabiano Bertollo Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alex Fabiano Bertollo Santana , Mateus Alves Dos Santos , Tiago Mendonça De Jesus , Juliano Almeida De Faria

ABSTRACT
O segmento de Franquias nas áreas de saúde, beleza e bem-estar registrou crescimento de 12,7% no 1º trimestre de 2021, mesmo com a crise, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a aplicação da análise Custo/Volume/Lucro (CVL) em uma Franquia de Estética no Estado de Sergipe, buscando verificar questões relacionadas às informações gerenciais proporcionadas pela análise CVL nesse tipo de estabelecimento. A metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, com caráter descritivo e abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa documental e entrevista com o gestor da organização. O período de análise foi de dez/2021 à jul/2022. Com o desenvolvimento do estudo foi possível identificar as receitas e os custos unitários e totais da empresa, bem como a representatividade que cada prestação de serviço contribui para o empreendimento. Concluindo que, permitiu aos gestores da entidade a obtenção de informações gerenciais que não dispunham até então, possibilitando conhecer a rentabilidade de cada prestação de serviço, assim como a margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança. Onde, verificou-se que a clínica obteve uma margem de segurança satisfatória no período em estudo, pois operou com uma quantidade de serviços e receitas 83,93% (309/168) acima do PEC.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anderson Andrade De Oliveira 22-11-2022 20:20:23

Prezados Autores, parabéns pelo trabalho, um tema muito importante para as micro e pequenas empresas que trabalham no setor de serviços. Algumas considerações pontuais para contribuição do estudo. Analisando o contexto do trabalho apresentado na analise de resultados os custos e diretrizes que possuem uma franquia não foi evidenciado nas discussões de formação de margem e ponto de equilíbrio. Os comentários são para contribuição, não tira o mérito dos estudos, foi muito importante as análises apresentadas, bem didático.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.