VISÃO BASEADA NO EMPREENDEDORISMO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LEI DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA BRASILEIRA ÀS INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Acessos neste artigo: 212


Certificado de participação:
Certificado de Rafaéla Maria Moura Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Rafaéla Maria Moura Silva
Certificado de Rafael José Moura Da Silva
Certificado de Maria Beatriz Alves Silva
Certificado de Anderson Fernando Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafael José Moura Da Silva , Rafaéla Maria Moura Silva , Maria Beatriz Alves Silva , Anderson Fernando Da Silva , Walber Santos Baptista

ABSTRACT
O objetivo é apresentar as contribuições que a Lei de Inovação Tecnológica trouxe às ICTIs, numa visão baseada no empreendedorismo. O referencial teórico pesquisado foi dividido em: i) mudanças causadas pela interação das instituições científicas e tecnológicas com as empresas; ii) contribuições da inovação ao empreendedorismo; e iii) o cenário atual das ICTIs pós Lei de Inovação. A metodologia se baseou em uma Pesquisa Qualitativa, do tipo Exploratória, tendo como método, uma Revisão da Literatura, no qual se fundamentou em materiais como Leis e Decretos Federais, associado a artigos científicos, livros e outros trabalhos acadêmicos, encontrados em mecanismos de pesquisa como o Google Scholar, Scopus e Web of Science, além de Repositórios Acadêmicos e em resultados de Congressos Científicos. A discussão se pautou em torno do tema ‘Lei de Inovação Tecnológica’, na qual formularam-se questões em relação ao empreendedor perante as inovações tecnológicas e à sua aplicação, para alcançar um resultado satisfatório. Os resultados esperados indicam que a Lei de Inovação possibilitou uma interação entre todas as esferas governamentais, acadêmicas e empresariais (numa perspectiva da Tríplice Hélice), assim superando os problemas e estimulando a alavancagem do empreendedorismo, ao permitir conquistas no mercado global. Debateu-se que a inovação, como processo, pode gerar negócios tecnológicos inovadores, desde que sejam implementadas as ações empreendedoras relacionadas e garantidas pela Lei de Inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriana Carvalho Pinto Vieira 09-11-2022 14:28:27

muito importante para os dias atuais a temática apresentada.

Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 17-11-2022 11:34:49

Embora seja um resumo expandido, as perguntas “Foram discutidos tópicos sobre a Lei de Inovação Tecnológica, os quais os temas foram direcionados ao empreendedorismo de uma maneira geral (ROMERO, 2002). Com a finalidade de obter um resultado satisfatório, foram formuladas as seguintes questões: O que a Lei de Inovação Tecnológica pode possibilitar a um empresário? De que forma a inovação tecnológica estimula a formação de um negócio?” deveria estar na introdução e não na análise de resultados. Não sei se chegaram ou não ao seu objetivo já que não está explicito na introdução. A metodologia ficou muito superficial. Se eu quiser refazer seu estudo, consigo refazê-lo, usando a metodologia descrita? Foram encontradas referenciais bibliográficas na análise de resultado. Logo, existe descumprimento da estrutura formal de artigo ou resumo expandido. Segue sugestão para orientação da escrita de um artigo ou de um resumo expandido: 1. Introdução: O que significam os achados apresentados? Os achados estão de acordo com os resultados de outros autores ou são divergentes? O que este estudo acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto? 2. Métodos (Método, Material e métodos ou Metodologia): Como o estudo foi realizado? 3. Resultados: O que foi encontrado? Quais são os fatos revelados pela investigação? 4. Discussão: O que significam os achados apresentados? Os achados estão de acordo com os resultados de outros autores ou são divergentes? O que este estudo acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.