O Uso de Tecnologias Avançadas na Logística

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 350


Certificado de participação:
Certificado de Bruno Carvalho Frazão

Certificado de publicação:
Certificado de Bruno Carvalho Frazão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adson Soares Leite , Bruno Carvalho Frazão , Euri Charles Andrade Da Silva , Felipe Rodrigues Cantarelli , Matheus Souza Monteiro

ABSTRACT
O trabalho em comento, apresenta um tema atual e com características revolucionárias. Este tem por objetivo, investigar e averiguar quais são os caminhos e desafios que a logística teve que enfrentar em meio aos avanços tecnológicos. A palavra ‘’logística’’ tem origem na língua francesa, com o termo Logistique e surgiu em uma época onde tratava de questões militares, problemas de transporte e abastecimento. Posteriormente, sua aplicação foi introduzida na esfera empresarial, garantindo o funcionamento, e a alocação correta, dos produtos e insumos. Uma necessidade de aprimorar as capacidades industriais estimula todo o ambiente tecnológico e estratégico para uma transformação, chamada Indústria 4.0, onde as principais inovações são aplicadas dentro do processo de manufatura. Desta forma, para que seja possível acompanhar tais evoluções trazidas pelas inovações neste ramo digital, surgiu, também, no campo logístico, a Internet of things, software de dispositivos de computação interligados que funcionam de forma autônoma, auxiliando na maior eficiência e eficácia no desenvolvimento dos serviços organizacionais e fornecendo, portanto, informações que auxiliam nas tomadas de decisões. Para tal, utilizou-se do método qualitativo explicativo, que forneceu informações suficientes para a obtenção dos resultados aqui expostos. O mercado, ao longo dos anos, vem impondo evoluções cada vez mais abrangentes, mediante tal, é estimulado o aprimoramento dos processos administrativos. Pelo exposto, é possível concluir que, com os diversos avanços tecnológicos, a logística aprimorou a sua sistemática, atribuindo maior complexidade e agilidade nas operações, além de tratar com eficiência e eficácia as metodologias empresariais. No mais, a crescente evolução exigida neste processo, tem representado um enorme desafio às organizações que tem como objetivo o constante crescimento no mercado, já que imprescindível aos exercícios empresariais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Vitor Meneguello Nader 18-11-2022 23:01:46

Parabéns, artigo bem estruturado em bibliografias atuais. Deixo uma dica para os próximos trabalhos, uma revisão sistemática da literatura ou até mesmo um estudo de caso em transportadoras. Mostrar como é a realidade do transporte em território nacional. Gostei bastante do trabalho, parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.