PROPOSIÇÃO CONCEITUAL: Estratégias empreendedoras e Estratégias inovadoras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 272


Certificado de publicação:
Certificado de Suely Xavier Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Suely Xavier Dos Santos , Kleber Cavalcanti Nóbrega , Cristine Hermann Nodari , Wanderson Fernandes Modesto De Oliveira , Luana Araújo Matos , Fabiana Lucena Bezerra De Azevedo , Jean Gleyson Farias Martins

ABSTRACT
A partir da identificação de uma lacuna conceitual na literatura, esta pesquisa tem como objetivo a proposição conceitual para os termos estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras. Utilizando-se uma revisão da literatura foram identificadas, reunidas e sintetizadas as percepções de teóricos a fim de compreender que características e variáveis explícitas são atribuídas aos termos estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras. Verificaram-se como variáveis relacionadas às estratégias empreendedoras: assumir riscos; realização de planejamento; identificação de oportunidades; estabelecimento de objetivos e vantagem competitiva. Já sobre estratégias inovadoras as variáveis identificadas foram: criação de valor; antecipação; escolhas de caminhos da inovação organizacional e novas tecnologias. A partir desses achados elaboraram-se os construtos para as respectivas abordagens e por fim, foi proposto um conceito para estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras, cuja contribuição teórica poderá apoiar pesquisadores em futuras pesquisas relacionadas à temática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 17-11-2022 10:35:34

Prezados(as), O tema escolhido muito interessante. No entanto, segue algumas ressalvas: No resumo, foram citadas as variáveis: assumir riscos; realização de planejamento; identificação de oportunidades; estabelecimento de objetivos e vantagem competitiva. Já sobre estratégias inovadoras as variáveis identificadas foram: criação de valor; antecipação; escolhas de caminhos da inovação organizacional e novas tecnologias. Não vi como as variáveis citadas foram utilizadas na metodologia. Deveriam ter utilizado um Barema com estas variáveis, sendo pontudas numa escala Likert para cada artigo avaliado. Com isto, poderiam ter chegado a conclusões mais efetivas, utilizando um método científico. Você saber quais as variáveis mais predominantes na elaboração do constructo da Estratégias empreendedoras e Estratégias inovadoras? O quadro 1 e quadro 2 deveriam estar no referencial teórico e não nos resultados obtidos Sugiro seguir as seções abaixo: 1. Introdução: O que significam os achados apresentados? Os achados estão de acordo com os resultados de outros autores ou são divergentes? O que este estudo acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto? 2. Métodos (Método, Material e métodos ou Metodologia): Como o estudo foi realizado? 3. Resultados: O que foi encontrado? Quais são os fatos revelados pela investigação? 4. Discussão: O que significam os achados apresentados? Os achados estão de acordo com os resultados de outros autores ou são divergentes? O que este estudo acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto?

Foto do Usuário Ana Paula Cossmann 05-12-2022 13:53:36

Parabéns pelo trabalho! Bem significativo pelos temas apresentados, com referenciais que contribuem significativamente. Os resultados e os objetivos foram bem pautados e explorados no trabalho. Parabéns a todos os autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.