Evidenciação de Ativos Intangíveis nas Empresas Vencedoras do Prêmio Inovação Valor

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 130


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliette Freires De Amorim , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Levy Ruanderson Ferreira Da Silva , Eduardo Rodrigues Linhares

ABSTRACT
O objetivo geral deste estudo é identificar os determinantes de evidenciação de ativos intangíveis nas empresas vencedoras do Prêmio Valor Inovação Brasil no período de 2015 a 2020. Para isso, foram analisadas 71 empresas e constituída a variável dependente “evidenciação” a partir de 9 itens de divulgação determinados pelo CPC 04. Além disso, as variáveis independentes (grau de intangibilidade, receita, grau de inovação, nível de governança corporativa, tamanho da empresa e tipo de auditoria) foram constituídas a partir da revisão de literatura e deram subsídios para a criação das seis hipóteses.  Os resultados da pesquisa demonstraram que as variáveis grau de intangibilidade, receita e a quantidade de participações no ranking do prêmio tiveram correlação positiva moderada, enquanto as hipóteses sobre o tamanho da empresa e nível de governança corporativa evidenciaram uma baixa correlação, não sendo um fator determinante do nível de divulgação dos itens do CPC 04 (R1). Além disso, a variável com correlação negativa foi a auditoria, que apresentou correlação fraca.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.