Isomorfismo Mimético Como Estratégia Competitiva no Setor de Rochas Ornamentais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 299


Certificado de participação:
Certificado de Antonio Carlos Guidi

Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Carlos Guidi

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Carlos Guidi , Nadia Kassouf Pizzinatto

ABSTRACT
O Isomorfismo Mimético (IM) é um processo de homogeneização de comportamento organizacional pelo qual as organizações alteram ao longo do tempo seu sistema de gestão, visando tornar-se mais semelhantes às organizações em sua região. Este artigo investiga o nível de presença do IM entre empresas no setor de dimension stones, ou seja, empresas do setor de beneficiamento e de extração de rochas, tomando como base a região sudeste do país em virtude de atualmente concentrar o maior desenvolvimento tecnológico organizacional do setor. Representantes do setor foram ouvidos, em amostra final de 164 respostas validas. Metodologicamente, o estudo contribui com distintos modelos estatísticos, como Analise Fatorial Exploratória (AFE), bem como com uma Analise Confirmatória (AC), buscando assim legitimar os resultados da pesquisa organizacional, suas competências e recursos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 23-11-2022 16:21:01

Caros autores, parabéns pelo trabalho, visto que o mesmo está muito bem estruturado, contemplando todos os elementos textuais de um artigo bem planejado. O assunto muito atual e relevante para o contexto organizacional. Tenho lido alguns artigos sobre Isomorfismo Mimético e esse me proporcionou aprofundamento sobre o tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.