Gestores de Um Futuro Verde: Formação Empreendedora e Sustentável Para Alunos de Uma Escola Pública no Distrito de Jordão-Ce

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 264


Certificado de publicação:
Certificado de Priscila Portela De Azevedo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Portela De Azevedo , Janio Edson Sales Silva

ABSTRACT
A ação em destaque foi promovida pelo projeto de extensão ESC (Empreendedorismo Sustentável na Comunidade) que atua na elaboração e efetivação de ações que estreitem as distâncias entre a IES (Instituição de Ensino Superior) e a comunidade. Como extensão do projeto, objetivou-se desenvolver a ação “gestores de um futuro verde” que delimitou como público-alvo os alunos do nível médio de uma escola pública situada no distrito de Jordão-CE. A metodologia aplicada foi de pesquisa-ação direcionada para educação ambiental conforme Elliot (1990) e ocorreu com a aplicação do método de grupo focal conforme Minayo (2000), onde diante da vivência do pesquisador que pertence à mesma comunidade da escola parceira atendida pelo projeto. A ação justifica-se na possibilidade de proporcionar aos jovens o conhecimento sobre a temática do meio ambiente e a sustentabilidade, como forma de promover a ampliação do olhar para o futuro, envoltos ao empreendedorismo, desenvolvendo uma visão holística com a noção de que o futuro começa a ser gerido hoje e que as suas ações serão refletidas na comunidade do amanhã. Como resultados, por meio das respostas obtidas na aplicação do questionário de pesquisa evidenciou-se que o projeto teve um impacto significativo no presente e terá impactos futuros na comunidade e na vida dos alunos participantes. Como conclusão, a ação alcançou os objetivos propostos e apresenta limitações passíveis de serem superadas em pesquisas futuras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nicole Souza Da Silveira 12-11-2022 15:00:32

Ao fazer a leitura do texto, que inclusive está muito bem estruturado, um dos aspectos que mais me chamou atenção positivamente foi o fato da pesquisa-ação ocorrer na comunidade do pesquisador, ou seja, o pesquisador utilizando dos seus privilégios a favor da sua comunidade. Além disso, considerando o cenário econômico vigente, formar potenciais líderes de suas realidades e gestores de um futuro verde se mostra como um objetivo de suma relevância, dando ainda mais credibilidade ao trabalho. Por fim, como mostrado nos resultados, ressalto o impacto benéfico que a proposta gerou e sua repercussão na vida de muitas pessoas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.