ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS DO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM TORNO DO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 126


Certificado de publicação:
Certificado de Thays Tamella Da Mota Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thays Tamella Da Mota Gomes , Danival Sousa Cavalcante

ABSTRACT
O tema governança corporativa vem ampliando constantemente o campo de investigação por parte dos estudiosos. Nesta pesquisa, classificada como descritiva, documental e de natureza quantitativa, buscou-se analisar o comportamento econômico-financeiro das empresas do setor de energia elétrica brasileiro, em torno da crise sanitária e hospitalar provocada pelo Coronavírus (Covid-19), correlacionando-as com as práticas de governança corporativa adotadas pelas empresas do setor. A amostra foi composta por 46 organizações do setor listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), perfazendo 138 observações. Os dados foram extraídos das demonstrações financeiras padronizadas das empresas e da base Compustat referente ao período de 2018 a 2020, necessários para os cálculos dos indicadores (estrutura de capital, liquidez e rentabilidade), analisados com o software SPSS Statistics. Ademais, a análise deu-se com a técnica de estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney (Teste U), aplicado para amostras independentes. Constatou-se a inalterabilidade adversa no desempenho econômico-financeiro das empresas do setor em torno do período de pandemia e que, embora as companhias inseridas nos NDGC da B3 tenham apresentado resultados econômico-financeiros mais satisfatórios em 7 de 11 indicadores analisados, concernentes às instituições do mercado tradicional, esse resultado não foi observado integralmente, como se esperava resultados superiores para todos os indicadores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josimar Pires Da Silva 14-11-2022 14:08:34

A pesquisa é oportuna e tempestiva, visto que destaca as possiveis implições da covid-19 no contexto das empresas, sobretudo em seus indicadores. Ademais, o objetivo é claro, a metologia é pertinente e os resultados atenderam a proposta da pesquisa de forma satisfatória.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.