Resiliência Organizacional: Estratégias Pós-Pandemia em Empresas de Pequeno e Médio Porte na Cidade de Pelotas - Rs

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Yuri Valadão , Maria Da Graça Saraiva Nogueira

ABSTRACT
Essa pesquisa teve como objetivo analisar o tema da resiliência organizacional e sua importância para empresas de pequeno e médio porte situadas na cidade de Pelotas/RS, principalmente em tempos de incertezas e crises, tal como a vivenciada atualmente pela pandemia do coronavírus, buscando evidenciar a definição e a importância da resiliência organizacional. O tipo de pesquisa desenvolvida foi a pesquisa qualitativa, que não utiliza métodos e técnicas estatísticas, quanto à natureza da pesquisa se trata de uma pesquisa descritiva, visto que tem por objetivo descrever as características de uma determinada população. Essas características e comportamentos foram aplicados através da adaptação de um instrumento do estudo de Nogueira (2012). A amostra que compõe a pesquisa contém 13 organizações de pequeno e médio porte situadas na cidade de Pelotas/RS de diferentes setores de atuação. Os resultados indicam que, por mais que essas organizações estivessem mais propensas às adversidades surgidas em decorrência da pandemia do Covid-19, as organizações presentes no estudo estão conseguindo se adaptar as mudanças ocasionadas pela crise e aproveitando as oportunidades de mercado para crescer e evoluir.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Vitor Meneguello Nader 18-11-2022 22:47:30

O Trabalho está bem estruturado, parabéns pela busca bibliográfica. Resiliência é um tema que está em alta, ainda com a recente pandemia de COCVID-19. Existe um pesquisador chamado Erick Hollnagel que apresenta as novas visões da segurança, e uma delas é a resiliência, vale a pena buscar na literatura os artigos publicados por Hollnagel. Parabéns pelo trabalho

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.