BUSINESS INTELLIGENCE (BI) E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE CONTROLLERS “BEAN COUNTERS” E “BUSINESS PARTNERS”.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 320


Certificado de publicação:
Certificado de Bianca De Sousa Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca De Sousa Ferreira , Simone Alves Da Costa

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi analisar a influência do uso do Business Intelligence no desempenho de controllers considerando seus perfis: Bean Counter e Business Partner. O trabalho foi conduzido por meio de pesquisa de campo, cuja coleta de dados se deu pela aplicação de um questionário. Foram enviadas 368 solicitações de resposta por meio da plataforma LinkedIn às 150 maiores empresas, segundo a GPTW Brasil 2021. Desses envios, 169 responderam ao email inicial e, posteriormente, foram obtidas 51 respostas ao questionário. Das respostas obtidas, 23 correspondiam a cargos equivalentes à função de controller, sendo esses os considerados efetivamente para o estudo. Os resultados mostraram que, dentre as ferramentas de BI, a mais utilizada foi o Power BI, bem como o fato de que a frequência do uso do Business Intelligence é alta e influencia significativamente o desempenho dos controllers. Ainda, o conjunto de informações ou relatórios disponibilizados por tais ferramentas se mostra suficiente para a tomada de decisão dos negócios. Adicionalmente, o perfil dos controllers predominante foi Bean Counter, o que mostra que a função dos controllers dentre os respondentes ainda requer um perfil estratégico como os Business Partners.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliano Almeida De Faria 22-11-2022 12:26:28

Trabalho relevante quando ao método e conteúdos. Atual, demonstra que o BI está diretamente ligado ao uso da tecnologia e o artigo revela o principal software utilizado para este fim atualmente na amostra analisada, o PowerBI. Além disso, revela a aplicabilidade desta ferramenta no uso do Controller, contribuindo significativamente para professores aplicarem o mesmo com os discentes. Parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.