AUMENTO DOS CASOS DE SUICÍDIO NO MUNICÍPIO DE TRAIRI-CE: UM DESAFIO PARA AS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Indicadores Sociais de saúde;

Acessos neste artigo: 299


Certificado de publicação:
Certificado de Ediney Linhares Da Silva
Certificado de Lidiane Luzia De Araújo Fernandes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ediney Linhares Da Silva , Lidiane Luzia De Araújo Fernandes , Eduardo Cipriano Carneiro , Karla Carolline Barbosa Dote , Joyce Maria Portela De Brito

ABSTRACT
O aumento dos casos de suicídio na cidade de Trairi, no Ceará, tem chamado a atenção para a necessidade de cuidados com a saúde mental da população, expandindo também, essa sensibilização a toda a sociedade. Embora o recorte traga a particularidade do município mencionado, compreende-se que a abordagem da temática é de grande relevância para uma discussão macrossocietária, desvelando tabus deste ato (o suicídio) e prevenindo ações de ideação suicida. Por meio desta produção objetiva-se apresentar os desafios de saúde pública enfrentados em Trairi/CE, utilizando-se de uma metodologia alicerçada nas pesquisas bibliográfica, documental, descritiva e qualitativa, orientadas por descritores relacionados à saúde mental, suicídio e CAPS. Por fim, a partir das considerações feitas no projeto, acredita-se que a incidência de manifestações de suicídio pode diminuir consideravelmente, desde que intervenções sejam planejadas e investimentos sejam destinados para a saúde pública da cidade em questão.

Palavras-chave: Saúde Mental; Saúde Pública; Suicídio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tamara Tomitan Richter 25-11-2022 17:05:49

Parabéns pelo trabalho! Muito importante olhar, estudar e realizar práticas de promoção da saúde que abarquem o tema do suicídio.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.