Acesso e Uso Aos Serviços de Saúde no Contexto Pandêmico: Análise da Relação Entre Fluxos Pré-Concebidos e Itinerários Terapêuticos Relacionados À Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde;

Acessos neste artigo: 285


Certificado de participação:
Certificado de Leticia Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leticia Barbosa , André Pereira Neto

ABSTRACT
O acesso e uso dos serviços disponíveis no sistema de saúde se constituem enquanto uma dimensão fundamental para discutir políticas públicas e gestão em saúde. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar as convergências e divergências entre o fluxo pré-determinado de acesso aos serviços de saúde para COVID-19 e o itinerário terapêutico (IT) relacionado à doença. Para a coleta de dados, foram conduzidas a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas com participantes de uma comunidade on-line de saúde. Foi possível observar que, no geral, o itinerário dos participantes do estudo coincidiu com os fluxos de acesso aos serviços de saúde preconizados. Apesar das convergências, também observamos algumas divergências entre IT e fluxos previstos, associadas principalmente a barreiras de acesso e à desinformação. Desse modo, estratégias no campo da gestão dos serviços de saúde podem ser elaboradas a fim de solucionar tais barreiras, facilitando a obtenção do cuidado necessário pelo usuário no momento oportuno e, assim, incrementando a efetividade da assistência prestada. Também se torna necessário a elaboração de estratégias comunicacionais que considerem os efeitos negativos da desinformação no acesso a serviços de saúde fundamentais para o controle da pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.