INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CENÁRIO DE PRÁTICA HOSPITALAR PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 277


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Maria Pedroso De Campos Neta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Maria Pedroso De Campos Neta , Juliane Cristina Burgatti

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência de estágio obrigatório de pós-graduação lato sensu em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, de uma Instituição de Ensino Privada sem fins lucrativos em um hospital público assistencial do município de São Paulo. Esse estágio é celebrado por meio da Portaria Municipal de São Paulo no 62 de 24 de janeiro de 2019 e no 339 de 08 de setembro de 2020, que regem os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde – COAPES. O estágio foi realizado na enfermaria, centro cirúrgico, pronto socorro e ambulatório do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, de acordo com o plano de ensino da instituição formadora, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estagiários de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial foram expostos à observação e à vivência do trabalho em equipe, possibilitando o desenvolvimento da dimensão social reconhecendo a sua importância para o atendimento de demandas da comunidade, assim como o desenvolvimento e aprimoramento da dimensão técnica, para a formação de futuros especialistas. O trabalho articulado entre instituições formadoras e sistema de saúde é uma estratégia para a transformação da organização dos serviços, permitindo ao estagiário ter uma formação orientada para o SUS e suas interlocuções com a Odontologia.

Descritores: Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde. Educação em Odontologia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.