PROPOSTA PARA SISTEMA DE CUSTEIO E OS BENEFÍCIOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RURAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 335


Certificado de publicação:
Certificado de Eduarda Grasel Stieler

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Humberto Matheus Fabricio , Cláudia De Freitas Michelin , Eduarda Grasel Stieler , Cristiane Krüger , Diuliane Thais Neu

ABSTRACT
O Brasil tem hoje a agricultura como um dos principais pilares de sua economia, visto a sua relevância, também se entende a importância na evolução nos métodos de gestão rural e adequação dos mesmos as mais recentes tecnologias. Nesse cenário de gestão rural de propriedades, este trabalho tem o foco principal na gestão de custos da cultura da soja. A contabilidade de custos é uma importante ferramenta no que se trata da identificação e melhoria de processos internos da propriedade. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de estruturar controles gerenciais de custeio em uma propriedade rural com o intuito de dar informações precisas para o processo de decisão e auxílio para a implementação de planejamento estratégico. Para realização desta pesquisa fez-se uma busca documental e uma entrevista semiestruturada com o gestor de uma propriedade específica da cidade de Santa Rosa – RS. O estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois os controles foram construídos em conjunto. Dessa forma, se conseguiu levantar todos os custos e despesas relativos a produção da soja e ainda se projetou cenários para safra otimista, realista e pessimista, juntamente a uma projeção para futuros investimentos na propriedade, informações que beneficiam para uma futura implementação de planejamento estratégico rural. Em complementação aos controles gerenciais desenvolvidos, pode-se também sugerir algumas ferramentas de gestão rural que possam vir a contribuir para uma melhoria nas decisões da propriedade e consequentemente nos seus resultados. Concluiu-se ao final que o trabalho é de grande relevância para o cenário rural e da soja, pois o produtor rural que consegue observar os custos envolvidos em sua produção tem maiores chances de tomar decisões corretas para sua propriedade e consequentemente torná-la competitiva e eficiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Artigo com tema atual, relevante, pois a agricultura precisa se inovar cada vez mais, aderir as tecnologias, de forma que possamos usar do nosso solo e clima de uma forma mais eficiente possível. O planejamento estratégico, a tecnologia, controle, sao fundamentais para que a propriedade seja competitiva no mercado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.