Percepções dos Estudantes de Medicina Sobre a Morte e o Morrer

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 324


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Pais Ravasio
Certificado de Elisa Maia Alkmim

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Pais Ravasio , Rafael Lourenço Donadeli , Nicolle Fraga Coelho , Larissa Ottoni Estevanin De Paula , César Quadros Maia , Vinicius Leite Melo , Denise Alves Guimarães , Elisa Maia Alkmim

ABSTRACT
A morte e morrer representam grandes desafios no processo de formação e atuação médico. Este estudo buscou identificar as percepções dos estudantes de medicina acerca do processo de morte e morrer, bem como suas expectativas frente ao tema como futuros médicos. Foram realizados grupos focais com estudantes de medicina de todos os períodos em uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais. As falas dos estudantes foram analisadas a partir do referencial de Análise de conteúdo Temática ou Categorial e emergiram duas categorias: 1- Percepções dos estudantes acerca do processo de morte e morrer; 2- Expectativas profissionais para lidar com a morte e o morrer. As análises revelaram a variedade e complexidade das percepções dos estudantes, de acordo com questões culturais, história de vida e experiências pessoais. As experiências com a morte e o morrer vivenciadas na graduação desencadearam medo de falhar. A visão da função do profissional médico frente a um paciente em estado terminal foi discutida como papel de cura e de suporte. Os resultados analisados reafirmam a necessidade de uma maior abordagem do tema na graduação e suporte ao estudante.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Maria Pedroso De Campos Neta 22-11-2022 17:39:27

Tema de pesquisa relevante para a área da saúde. Metodologia adequada para o objetivo do trabalho. as referências poderiam ser mais atuais. Parabéns pelo trabalho!!!

Foto do Usuário Vagner Rogério Dos Santos 23-11-2022 15:04:48

Muito bom, vale a reflexão sobre o impacto na vida extra muros da graduação.

Foto do Usuário Sheila Mostefaga 29-11-2022 21:13:38

Ótimo trabalho, acredito que será de extrema relevância para futuras pesquisas, impactante a escolha do tema, parabéns

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.