SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO SOB A ÓTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL PÚBLICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 168


Certificado de publicação:
Certificado de Brisa Emanuelle Silva Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Brisa Emanuelle Silva Ferreira , Isabella Cristina Santiago Dos Santos , Nathália Caroline Reis Silva , Claudirene Milagres Araújo , Isabela Mie Takeshita

ABSTRACT
 A segurança do paciente é uma importante dimensão da qualidade em saúde hospitalar e torna-se um desafio quando refere-se a pacientes pediátricos, devido a maior vulnerabilidade ao erro devido às características fisiológicas, tamanho, peso, desenvolvimento cognitivo,  além indisponibilidade de medicações no mercado farmacêutico em doses pediátricas. Objetivo: Compreender a percepção da equipe de enfermagem sobre o conhecimento e utilização do protocolo de segurança do paciente em um Hospital Público. Metodologia: Pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, com nove profissionais da equipe de enfermagem pediátrica. Os conteúdos resultantes foram identificados e analisados pelo referencial de Bardin. Resultados:  Do processo de análise de conteúdo foram destacadas quatro categorias. Os profissionais identificam como importante a prevenção de acidentes na pediatria mas possuem conhecimento superficial sobre as metas de segurança e exemplificaram utilizar com maior exatidão as metas de prevenção de quedas e identificação dos pacientes. Conclusão: Treinamentos em serviço auxiliam a equipe adquirir conhecimento sobre metas de segurança e as utilizar de forma rotineira na assistência à criança, minimizando eventos adversos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.