O Nível de Endividamento e os Determinantes da Estrutura de Capital das Empresas do Setor de Educação Listadas na B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 328


Certificado de publicação:
Certificado de Daura Helena Jales Dantas Duarte

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joyce Silva Soares De Lima , Layon Alcântara Cosme , Fábio Chaves Nobre , Daura Helena Jales Dantas Duarte

ABSTRACT
O estudo objetiva analisar o nível de endividamento e quais os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas do setor de educação listadas na b3. Para isso, abordou-se uma metodologia quantitativa, descritiva e analítica. Para análise de coleta foi utilizado a análise documental. Foram analisadas as estruturas de capital de cinco empresas. No entanto, a empresa Bahema foi excluída da amostra. O período considerado foi entre 31/03/2013 a 30/09/2021. Foi feita a análise descritiva dos dados e depois, o teste de normalidade, utilizando-se o Teste K-S. Após isso, foi feito o teste de correlação e a análise de regressão linear múltipla dos dados. No primeiro modelo (CIRC/AT), as variáveis “RENT” e “TAM” apresentaram-se significantes. No segundo modelo (ELP/AT), apenas a variável “PERMAN” apresentou-se significante. O terceiro modelo (EXIG/AT) evidenciou que as variáveis “TAM” e “PERMAN” foram significantes. Por fim, na análise do quarto modelo (EXIG/PL), as variáveis “RENT” e “TAM” apresentaram-se significantes. Como resultados, concluiu-se que a variável “RENT” apresentou coeficiente positivo para as variáveis dependentes CIRC/AT e EXIG/PL, havendo rejeição da hipótese. Já para as variáveis dependentes ELP/AT e EXIG/AT, a variável “RENT” apresentou coeficiente negativo, aceitando a hipótese. A variável “TAM” apresentou coeficiente negativo para todas as variáveis dependentes do estudo, havendo a rejeição da hipótese. A variável “PERMAN”, apresentou coeficiente positivo para todas as variáveis dependentes, implicando na aceitação da hipótese. Por fim, a variável “CRESC” apresentou coeficiente positivo para todas as variáveis dependentes do estudo, havendo uma rejeição da hipótese da pesquisa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josimar Pires Da Silva 14-11-2022 13:56:21

A pesquisa acrescenta a literatura existente, destacando fatores importantes relativos a estrutura de capital das empresas de educação. No geral, a pesquisa foi bem escrita, a temática, o objetivo e a metodologia são consistentes e os resultados apresentados respondem a proposição da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.