ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE DIGITALIZAÇÃO EM UM PROCESSO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E SEUS IMPACTOS EM FACE AOS CONCEITOS DO LEAN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 377


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anderson Tadeu De Santi Barbosa De Almeida

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objeto de estudo a avaliação da implementação de ferramentas do lean manufacturing, bem como de tecnologias dentro do conceito de Indústria 4.0 e os resultados obtidos. Para tal, essas implementações e análise foi realizada numa célula piloto no setor de estamparia de uma indústria automotiva, com o objetivo de melhorar sua performance produtiva. Dentro do estudo, primeiro foi analisado o cenário prévio, bem como seus indicadores, para que servissem de referência de comparação. Foi também realizada uma pesquisa com os envolvidos, do setor englobando desde os operadores até os gerentes, para entender o quão aderente eram os conhecimentos na metodologia e ferramentas do lean e também dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, como uma forma de validar que todo esse conhecimento era utilizado de maneira uniforme na área, garantindo que todo esse processo estava sendo implementado da forma mais efetiva possível, uma vez que pessoas são a base mais importante, ou até mesmo fundamental, desse tipo de inovação. Em seguida, foram analisados os resultados obtidos com essas implementações e comparados com o que se tinha anteriormente, observando-se uma melhoria na performance do processo, apesar de algumas limitações e com a expectativa de uma melhora mais efetiva com a maturidade da implementação a ser conseguida com o passar do tempo e a devida tratativa dos dados disponíveis. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.