Eficência de Sistema de Irrigação Por Gotejamento em Cultivo de Pinheira no Semiárido Nordestino

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 137


Certificado de publicação:
Certificado de Bianca Porfirio Monteiro De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Porfirio Monteiro De Oliveira , Edimir Xavier Leal Ferraz , Luís Carlos André Silva Virgínio Nunes , Isaac Lima Simões De Vasconcelos , Raquele Mendes De Lira , Antonio Henrique Cardoso Do Nascimento

ABSTRACT
Quando nos referimos a região Nordeste já se sabe que as chuvas é algo bastante imprevisível, e para se ter melhores rendimentos na agricultura, a irrigação torna-se fundamental. No entanto, o sistema adotado deve estar bem dimensionado e apresentar perfeito funcionamento. Diante disto, objetivou-se avaliar a eficiência do sistema de irrigação no cultivo da Pinha (Annona squamosa L.) sob duas qualidades de água. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) localizada na microrregião do Vale Sertão do Pajeú. Avaliou-se o coeficiente de uniformidade (CUC), coeficiente de distribuição (CUD) e Eficiência do Sistema (EA), seguindo a metodologia sugerida por de Keller & Karmeli (1975) para o CUC e CUD, e a EA por Vermeiren & Jobling (1997) para sistema de irrigação localizado. A água utilizada na irrigação foi composta de dois tratamentos A (Água do Poço Artesiano) e B (Água de abastecimento público), foram avaliados 32 gotejadores, sendo 16 para cada tipo de água. A qualidade da água não interferiu nos coeficientes de uniformidade e eficiência do sistema, com exceção do Coeficientes de Uniformidade de Christiansen. Ademais, verificou-se que o sais dissolvidos na água proporcionaram diminuição na vazão dos gotejadores devido ao entupimento parcial dos orifícios. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.