A CARACTERIZAÇÃO DOS SUSTAINABLE BUSINESS MODELS ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 409


Certificado de publicação:
Certificado de Rayssa Cleide De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andreza Rodrigues De Araujo , Rayssa Cleide De Oliveira , Lilian Caporlingua Giesta Cabral , Miriam Karla Rocha , Agostinha Mafalda Barra De Oliveira

ABSTRACT
Apesar de uma década de estudos e práticas, o Sustainable Business Model (SBM) ainda é considerado um campo emergente de pesquisa.  Desse modo, a literatura internacional demonstra a necessidade de uma investigação maior nesse campo, principalmente no que tange a caracterização dos SBM’s. Nesse sentido, a pesquisa pretende identificar as principais características conceituais e metodológicas sobre a temática “Sustainable Business Models” através de pesquisas qualitativas publicadas em periódicos internacionais. Foi realizada uma revisão sistemática em 48 artigos coletados na base de dados Scopus, tendo como um recorte temporal de 2011 à 2021, as etapas dessa pesquisa foram norteadas pelo checklist do PRISMA. Como resultados, voltando-se aos aspectos metodológicos das pesquisas, o método mais utilizado foi o estudo de caso e posteriormente a revisão de literatura, já com relação a caracterização, pode-se citar a predominância em duas categorias, sendo respectivamente, Relação do SBM e o desempenho das empresas a mais citada nos estudos e em segundo, a Lógica contextual que se relaciona com o SBM. Através desses achados, foi possível identificar um perfil de características que correspondem aos arquétipos citados inicialmente por Bocken (2014), a partir deles, é possível agrupar determinadas características e identificar, por exemplo, a qual perfil a empresa se encaixa. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando Rufino De Barros 09-11-2022 22:53:30

A temática é muito relevante, seria interessante aprofundar com uma pesquisa no Brasil para avaliar níveis maturidade em empresas de setores distintos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.