Identificação de Cruzamentos Entre Gerações F2 de Híbridos Simples de Milho Para Formação de Compostos e Extração de Linhagens

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Genética

Acessos neste artigo: 370


Certificado de publicação:
Certificado de Fabio Gomes Assis Junior

Certificado de participação:
Certificado de Fabio Gomes Assis Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabio Gomes Assis Junior , Paulo Cezar Ceresini , João Antônio Da Costa Andrade

ABSTRACT
Em fevereiro e novembro de 2017, dois ensaios iguais foram instalados, em Selvíria – Mato Grosso do Sul, com o objetivo de identificar pares de gerações F2 de 12 híbridos simples com potencial para extração de linhagens e confecção de híbridos mais produtivos e tolerantes ao complexo enfezamento, cruzados em esquema de dialelo completo sem recíprocos. O delineamento experimental utilizado foi de látice quádruplo 9x9, compreendendo 12 parentais, 66 cruzamentos e três testemunhas. Avaliou-se rendimento de espigas, rendimento de grãos e severidade do enfezamento pela atribuição de notas de 1 (planta morta) a 9 (planta sem sintomas). Foi realizada análise de variância individual e conjunta para avaliação dos caracteres. As heteroses, heterobeltioses e porcentagem em relação à melhor testemunha também foram calculadas para os cruzamentos. Os cruzamentos (IVF5xIVD8)xP30F35 e DKB350x(8Fx9D) e 60XB14xAG8088 são recomendados para retiradas de linhagens. O cruzamento 60XB14xAG8088 também é viável para uso direto de linhagens. O composto formado pelas gerações F2 dos híbridos IVF5xIVD8, 60XB14, AG8088 e XB6010 é recomendado para início de programas de seleção recorrente e utilização direta em sistemas de produção de baixa tecnologia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.