Teor de Sólidos Solúveis de Variedades de Cana-de-Açúcar no Quarto Ciclo de Cultivo Sob Efeito Residual da Calagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 312


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Santiago Alves De Oliveira , Emily Mirlene Da Costa Alves , João Antônio De Oliveira Silva , Lucas De Almeida Alves Araruna , José Matheus Da Silva , Joel Marx Gomes De Lima

ABSTRACT
A cana-de-açúcar (Saccharum Officinarum) teve origem na Ásia, sendo amplamente cultivada pelo mundo servindo para fabricação de açúcar, etanol e outros produtos, o Brasil é destaque como maior produtor mundial da cultura. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou avaliar o Teor de Sólidos Solúveis (°Brix) de duas variedades de cana-de-açúcar (RB863129 e RB002754) em função da utilização da calagem em quatro ciclos produtivos da cultura. O trabalho foi conduzido na área experimental Chã de Jardim do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. O delineamento utilizado nesse experimento foi o de blocos casualizados contendo 4 tratamentos com parcelas subdivididas (2x2), em que as duas variedades testadas foram submetidas a aplicação ou não de calcário, em quatro repetições. As parcelas e sub parcelas foram constituídas pelo fator calcário e genótipo, respetivamente. O °Brix foi determinado através do uso do refratômetro de campo, sendo selecionadas 3 plantas por parcela, onde foram extraídas amostras do caldo em 2 pontos de cada colmo. O efeito residual da aplicação de calcário exerceu pouca influência sobre o Teor de Sólidos Solúveis (°Brix), com valores médios de 15,94º e 15º com calcário e 16,88º e 17,5º sem a presença da calagem, para as variedades RB863129 e RB002754, respetivamente, em ciclo de segunda ressoca. Esses resultados demonstram que para a variável °Brix a calagem não teve grande influência, haja vista que a cana-de-açúcar é uma cultura que se adapta às condições de acidez do solo respondeu a calagem quando observada a diferença de produção. Portanto a aplicação de calcário mostra-se economicamente viável para a propriedade em estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.