CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE ARROZ CULTIVADO EM TERRA ALAGADA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 345


Certificado de publicação:
Certificado de Elem Maria Serrão De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elem Maria Serrão De Oliveira , Arthur Antunes De Souza Cardoso , Esmael Cunha Pinheiro

ABSTRACT
O arroz é uma planta que pertence à família das gramíneas, do gênero Oryza, que possui aproximadamente vinte espécies, sendo a mais cultivada a Oryza sativa. Em todas as planícies dos rios amazônicos existem florestas enormes que passam metade do ano alagadas. Sendo consideradas filtros ambientais que selecionam indivíduos e espécies capazes de tolerar inundações e secas recorrentes durante sua vida útil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico de quatro cultivares de arroz no município de Itacoatiara – Amazonas. O trabalho foi conduzido na área experimental do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-ICET/UFAM, utilizando o delineamento experimental de blocos ao acaso. As avaliações foram feitas ao longo do ciclo da planta, e foram analisados os componentes de produção como número de grãos por panícula, percentual de grãos cheios (%), massa de mil grãos (g), produtividade, número de plantas/m², número de panículas/ m², altura da planta e acamamento. Os dados foram submetidos à análise estatística, as variáveis consideradas significativas pelo teste de F tiveram suas médias comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Os resultados mostraram que todas as cultivares apresentaram boa produtividade em (t/ha), com médias variando entre 3,8 a 4,6 t /ha. Mostrando que ambas cultivares proporcionaram características de produtividade satisfatórias para o cultivo pelos agricultores do município e da região, apresentando também características de adaptação às condições climáticas do local, e evidenciando a importância das escolhas nas cultivares e ao tipo de manejo a ser adotado na área de produção. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Luiza Tomazi Pereira 02-06-2022 13:13:17

Olá Elem, muito interessante o trabalho que vocês conduziram com as variedades de arroz da Epagri, são tecnologias de alta qualidade, com as quais trabalho diariamente. No trabalho os experimentos foram realizados sem a aplicação de fertilizantes, o que com certeza refletiu na produtividade final, que ficou abaixo da que verificamos aqui no Sul. Ainda assim, o plantio de arroz em localidades inundas, com a utilização de alguma fonte de nutriente é uma ótima alternativa para suprir as demandas estaduais de consumo do arroz aí na região de vocês. Por isso, como sugestão, poderiam testar alguma fonte orgânica, de material das próprias localidades, como adubo. Aqui funciona muito bem!

Foto do Usuário Tatiane Mota Da Silva Cardoso 02-06-2022 21:41:34

Parabéns Elem! Excelente trabalho desenvolvido na nossa região.

Foto do Usuário Elias Paulo Ednel Simas Dos Reis 07-06-2022 20:47:14

Muito bom seu trabalho, temática de interessante levando em conta a necessidade de informações técnicas referente a cultura do arroz no município de Itacoatiara.

Foto do Usuário Edna De Souza Souza 15-06-2022 23:15:24

excelente trabalho, parabéns!

Foto do Usuário Fernanda Macedo Ferreira 20-06-2022 21:36:00

Excelente trabalho. A cultura do arroz é pouco difundida na região Norte, logo, pesquisas como a sua é de suma importância. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.