Produção e Biometria de Frutos de Moringa Oleifera Lam. Submetida a Diferentes Tipos de Adubação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 310


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Clívia Eduarda Da Silva , Jucier Magson De Souza E Silva , Gabriela De Araújo Costa , Job Alves Da Rocha Neto , Gualter Guenther Costa Da Silva

ABSTRACT
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência da adubação na produtividade e nas características biométricas de frutos de Moringa oleifera Lam., com o intuito de produzir respostas científicas que possam contribuir para o avanço do conhecimento acerca da temática. O experimento foi implantado na Área de Experimentação Florestal do Campus de Macaíba da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo delineamento experimental realizado em blocos casualizados, com quatro tratamentos e quatro repetições. As repetições foram constituídas por parcelas contendo 32 plantas no espaçamento 3 m x 3 m. Os tratamentos aplicados foram: Adubação química (N, P e K), adubação química + composto orgânico, adubação química + carvão vegetal e testemunha. A coleta dos frutos foi realizada no período de janeiro a março de 2018, após as plantas iniciarem a produção e apresentarem os primeiros frutos em ponto de colheita. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os tratamentos influenciaram positivamente na produtividade e na biometria dos frutos, sendo o tratamento adubação química + composto orgânico o que apresentou melhores resultados para a maioria das variáveis biométricas analisadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Tote Nunes Pontes 05-07-2022 16:20:17

Muito bom o trabalho. Informações assim que nos ajudam a determinar a melhor forma de garantir o suprimento nutricional das plantas são extremamente importante. Mais ainda quando se trata da Moringa, pois além das várias características vantajosas que vocês apresentaram, a Moringa também tem capacidade de filtrar água, ajudando populações sem acesso a água tratada a consumir água de qualidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.