Efeito de Hidrogel Combinado com Adubação de Cobertura Sob a Produtividade do Milho em Ilpf  .

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 291


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Emily Vieira , Caroliny Paixão , Leonardo Nazário Silva Dos Santos , Marconi Batista Teixeira , Vitor Marques Vidal

ABSTRACT
Aspectos como a estrutura do solo, a disponibilidade de recursos hídricos e nutrientes estão diretamente associados a produtividade do milho. Sendo assim a utilização de técnicas de integração em um sistema integrado Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) tem impacto significativo na produtividade do milho. A partir disso, objetivou-se avaliar os efeitos de doses de hidrogel associadas à adubação de cobertura em sistema de ILPF sob a produtividade de milho em consórcio com a forrageira Panicum maximum cv. BRS Quênia e eucalipto (Eucalyptus urograndis). O experimento foi conduzido na Fazenda Escola do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, em um Cambissolo Háplico distrófico. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições.  As parcelas consistíram em cinco doses de hidrogel baseadas na dose recomendada pelo fabricante, sendo: 0 kg ha-1 (0%); 7,5 kg ha-1 (50%); 15,0 kg ha-1 (100%); 22,5 kg ha-1 (150%) e 30,0 kg ha-1 (200%). As subparcelas consistíram em presença e ausência de adubação nitrogenada de cobertura, sendo aplicadas as doses de120 kg ha-1 de nitrogênio, forma de ureia.  A produtividade foi avaliada através do corte de toda a forragem (milho e forrageira) na área útil de cada parcela, na fase de grão farináceo, aos 100 dias após a semeadura, sendo determinada a massa de matéria verde e, a seguir, a materia seca. Para a massa fresca houve efeito isolado das doses de hidrogel. Enquanto que para a massa seca, houve efeito apenas do tratamento adubação nitrogenada. Palavras-chave: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Nitrogênio; Adubação de cobertura. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson Pereira Da Mota 04-07-2022 15:44:20

O trabalho traz um tema importante e relevante tanto para a atividade da ILPF, quanto para o setor de fertilizantes e estudos com tecnologias aplicadas a estes insumos. O detalhamento da metodologia poderia deixar o trabalho mais claro e conduzir melhor o leitor na interpretação dos resultados, fatores como o manejo do solo adotado, ocorrência (ou não) de correção do solo, forma de amostragem e organização da parcela seriam importantes para entender e avaliar os resultados obtidos. Sobre os resultados e discussão, senti falta das relações solo e planta e suas inferências nos resultados, assim como dados climáticos que poderiam interferir nos resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.