CULTIVO DE TOMATE RASTEIRO DE MESA EM DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO: TEMPERATURA E UMIDADE DO SOLO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 318


Certificado de publicação:
Certificado de Alessandro Bandeira Dalbianco
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alessandro Bandeira Dalbianco , Regiane Cristina De Oliveira , William Fenner , Diego Fernando Daniel , Santino Seabra Júnior

ABSTRACT
Objetivou-se avaliar a influência do cultivo de tomate rasteiro de mesa em diferentes coberturas do solo sobre a dinâmica da temperatura e umidade do solo. O experimento foi realizado em blocos ao acaso, utilizando uma cultivar de tomateiro rasteiro de mesa (Thaíse), constituído em 5 tratamentos, sendo diferentes coberturas do solo: I) Sem cobertura do solo (Plantio convencional); II) Mulching plástico (filme de polietileno dupla face); III) Palhada de sorgo; IV) Palhada de capim sudão; e IV) Palhada de milheto, cultivados em Tangará da Serra - MT. A temperatura do solo foi monitorada na profundidade de 10 cm do solo, utilizando sensores termopares do tipo “K” de cromo e alumínio. A umidade do solo foi monitorada na camada entre 0 e 30 cm, por meio de sondas de reflectometria no domínio do tempo (TDR). Avaliou-se a temperatura e umidade do solo ao longo do ciclo da cultura do tomate cultivado nas diferentes coberturas de solo. As coberturas do solo influenciam na dinâmica da temperatura e umidade do solo no cultivo do tomateiro rasteiro de mesa. A cobertura do solo com mulching plástico proporcionou a maior temperatura do solo em relação às outras coberturas de solo. As coberturas com mulching plástico, capim sudão e milheto proporcionaram os maiores valores de umidade do solo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorge Luiz Moretti De Souza 01-06-2022 17:22:29

Trabalho interessante, bem organizado e estruturado. A escrita está muito boa também, apenas achei que alguns termos menos técnicos poderiam ser evitados: ''o papel''; ''de forma retardada'', entre outros. Seria importante também, que termos como maior, menor, reduziu, aumentou fossem sempre acompanhados dos valores: maior (xx%). Os autores adotaram parcialmente esse procedimento do Resumo. Parabéns pela realização do trabalho. Até.

Foto do Usuário Isaac Lima Simões De Vasconcelos 18-06-2022 20:28:21

Muito parabéns pelo desenvolvimento do trabalho e também aos envolvidos, muito bem articulado e escrito, trabalho com uma proposta muito interessante e aplicável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.