ADAPTAÇÃO DE PROTOCOLO DE RT-PCR PARA ANÁLISES DE VÍRUS DO GÊNERO POTEXVIRUS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia e bioecologia

Temas Correlatos: Microbiologia;

Acessos neste artigo: 352


Certificado de publicação:
Certificado de Martha Maria Passador

Certificado de participação:
Certificado de Martha Maria Passador

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Martha Maria Passador , Roberta Pierry Uzzo , Julio Massaharu Marubayashi , Valdir Atsushi Yuki , Christina Dudienas

ABSTRACT
Para complementar a eficiência das análises fitopatológicas em Quarentenário, é viável o uso de protocolos adequados que apresentem precisão e especificidade. Dentro deste contexto, o presente estudo teve como objetivo, adaptar um protocolo de PCR precedida pela transcrição reversa (RT-PCR) de modo a estabelecer um método padrão em uma única etapa para diagnose de virus pertencentes ao gênero Potexvirus. A detecção do produto de PCR foi realizada em eletroforese em gel de agarose, e foi possível verificar a amplificação do fragmento alvo, porém com anelamentos inespecíficos. Desta forma, para aprimorar a técnica, amostras foram submetidas à reação de RT-PCR com gradiente de temperatura de anelamento, o que possibilitou estabelecer as condições apropriadas para o ciclo da reação.  Os produtos purificados da reação de RT-PCR foram submetidos a sequenciamento para confirmação dos isolados analisados. A metodologia proposta no presente estudo, permitiu confirmar a presença de duas espécies do gênero Potexvirus em reação de RT-PCR em uma única etapa. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Muito bom o trabalho! Realmente é muito importante pesquisas direcionadas a adaptação de metodologias!

Foto do Usuário Daniel Suek Zanin 13-06-2022 12:16:21

Prezados autores, Gostaria de parabeniza-los pelo trabalho. Trata-se de um experimento provido de resultados com muito mérito científico. Esta nova adaptação de metodologia poderá ser uma ferramenta muito útil na identificação de fontes de infecção por vírus do gênero Potexvirus em culturas agrícolas nas quais eles apresentam relevância econômica. Estudos desta natureza poderiam auxiliar também no manejo de diversas outras viroses na agricultura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.