Levantamento de Parâmetros e Desenvolvimento de Módulo Para Cálculo da Intensidade, Duração e Frequência da Precipitação Pluviométrica de Localidades Brasileiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agrometeorologia e Geotecnologia;

Acessos neste artigo: 314


Certificado de publicação:
Certificado de Clarissa Grebogi Bilyk
Certificado de Vanessa Roncovsky

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jorge Luiz Moretti De Souza , Rodrigo Eduardo Michaovski , Letícia Krupa Mocelin , Vanessa Roncovsky , Clarissa Grebogi Bilyk , Matheus Salgado Moretti

ABSTRACT
Teve-se por objetivo no presente estudo levantar e caracterizar parâmetros e constituir um módulo automático em planilha eletrônica para estimar a intensidade, duração e frequência (IDF) de precipitações pluviométricas das localidades brasileiras levantadas. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Modelagem de Sistemas Agrícolas/DSEA/UFPR, e estruturado nas etapas: i) Levantamento dos parâmetros da equação IDF; ii) Organização dos parâmetros; iii) Análise da grandeza dos parâmetros; e, iv) Constituição do módulo automático para estimava dos valores de IDF. Os parâmetros a, b, c e d das localidades brasileiras foram levantados em pesquisas realizadas na internet. O módulo computacional foi desenvolvido em planilha eletrônica, com auxílio da linguagem Visual Basic for Aplication. Identificou-se 1435 localidades contendo estudos que ajustaram os parâmetros (a, b, c e d) da equação IDF. Considerando apenas as publicações disponibilizadas na internet, verificou-se grande disparidade no número de localidades estudadas entre as regiões brasileiras. Os Estados do Nordeste encontram-se bem representados em relação aos parâmetros disponíveis da equação IDF. Porém, a região Sul tem poucos estudos e localidades disponibilizados em relação às demais regiões brasileiras. O parâmetro a da equação de IDF apresentou a maior média (a ? = 1454,22 mm h–1 ano–1) e dispersão. O parâmetro b (b ? = 0,17) possui os menores valores e dispersão, sendo todos os valores inferiores a um. Apenas o parâmetro c (c ? = 14,39 minutos) apresentou valores negativos. O parâmetro d (d ? = 0,78) apresentou valores próximos a um para as localidades levantadas, variando entre 0,3835 e 1,3758 (?_d^2 = 0,01161). O módulo computacional automático mostrou-se muito simples e funcional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 30-05-2022 13:38:47

Parabéns pelo trabalho. De grande contribuição para a área de agrometeorologia.

Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 31-05-2022 18:56:51

Álvaro José Back, aproveitei para entrar no seu trabalho, que tipo de interpolação foi realizada nos mapas do Brasil? Ficaram muito bonitos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.