Desenvolvimento de Sensores Ópticos de Baixo Custo Para Monitoramento de Nitrogênio Amoniacal em Viveiros de Piscicultura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Bioecologia;

Acessos neste artigo: 312


Certificado de participação:
Certificado de Mirna De Souza Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mirna De Souza Silva , Lívia Flório Sgobbi , Pedro Victor Valadares Romanholo , Suzana Maria Loures De Oliveira Marcionilio

ABSTRACT
A busca por métodos de detecção de nitrogênio amoniacal que ofereçam praticidade, e que possam ser realizados in loco, que sejam financeiramente viáveis e de baixa complexidade, tem recebido um considerável avanço, como por exemplo, através da utilização de sensores ópticos. Assim, objetivou-se desenvolver uma ferramenta óptica portátil e de baixo custo para o monitoramento de nitrogênio amoniacal em água de piscicultura, utilizando papel para identificar a alteração de cor na presença de diferentes concentrações de reagente.  Observou-se que o sensor proposto para detectar NH4OH é promissor, visto que já se obteve a detecção de amônio em altas concentrações. Apesar disso, a ideia é diminuir essas concentrações para cerca de 10ppm para garantir que o mesmo poderá ser utilizado em amostras reais de água de piscicultura, para tanto será necessário realizar otimizações nas condições do Reagente de Riegler para que a detecção seja permanente e precisa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anne Chi Lin Sun 18-06-2022 11:16:32

Interessante trabalho, parabéns! A detecção de nitrogênio amoniacal atualmente, é feita somente em laboratórios? Após a detecção de altas quantidades de nitrogênio qual seria a intervenção?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.