Influência do Clima na Produtividade de Soja no Mato Grosso do Sul

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 328


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Marins Dos Santos , Guilherme Botega Torsoni , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Alisson Gaspar Chiquitto , José Reinaldo Da Silva Cabral De Moraes

ABSTRACT
O cultivo da soja é de extrema importância no Mato Grosso do Sul e em todo o planeta, e à inerente complexidade do sistema agrícola, esse trabalho tem como objetivo verificar a influência do clima na produtividade de soja no Mato Grosso do Sul usando estatística. Foram utilizados dados meteorológicos e de produtividade de soja obtidos em 47 localidades do estado de Mato Grosso do sul. Foram utilizados dados meteorológicos diários de temperatura do ar (T, °C), precipitação (P, mm), irradiância solar global (Qg, MJ m-2dia-1), velocidade do vento (u2, m s-1), saldo de radiação (Rn, MJ m-2dia-1) e umidade relativa (UR, %) do sistema NASA-POWER do período de 2002 a 2021. Para cada ponto de coleta foi calculada a evapotranspiração de referência (ETo) pelo método padrão da FAO e o balanço hídrico (BH) conforme Thornthwaite e Mather (1955). Para verificar a influência no clima na produtividade de soja foi usado a análise de correlação univariada de pearson. Todas as análises foram feitas usando o software Python 3.8. As variáveis climáticas demonstraram grande variabilidade espacial e sazonal em todo Mato Grosso do Sul (MS). As correlações univariadas de Pearson entre a produtividade de soja e as variáveis climáticas do período fenológico demonstraram relações distintas e intensidades diversas. Por exemplo, o armazenamento de água no solo (ARM) demonstrou correlações negativas, neutras e positivas em outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Bonifácio Martins Filho 01-06-2022 15:46:01

Excelente trabalho! Parabéns. Talvez como uma análise complementar os autores poderiam usar regressão múltipla. Sendo a variável dependendo a produtividade da cultura e as variáveis independentes os parâmetros climáticos utilizados ( ETo,DEF, EXC etc).

Foto do Usuário Cristina Pandolfo 20-06-2022 10:17:28

Parabéns pelo trabalho. Fiquei em dúvida na Figura 2. Variabilidade espacial dos elementos climáticos: A) Temperatura do ar; B) Precipitação; C) Evapotranspiração; D) Armazenamento de água no solo; E) Deficiência hídrica e F) Excedente hídrico, para o estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, essa variação é para qual escala temporal? È anual? Durante o período de crescimento da soja? Grata.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.