A Vigilância Sanitária como um espaço de formação de profissionais no SUS para o SUS: um relato de experiência dentro de uma Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 392


Certificado de participação:
Certificado de Paola Karolyne Jandrey
Certificado de Gabriela Pôrto Marques

Certificado de publicação:
Certificado de Gabriela Pôrto Marques
Certificado de Frederico Felipe Costa Tebas De Freitas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Pôrto Marques , Paola Karolyne Jandrey , Frederico Felipe Costa Tebas De Freitas

ABSTRACT
A Vigilância Sanitária está inserida dentro do Sistema Único de Saúde, entretanto enfrenta diversos desafios para se integrar totalmente a esse sistema. Como forma de evidenciar, relacionar essa interligação e, ao mesmo tempo, apresentar as reflexões geradas por duas residentes e um preceptor em um período de três meses no campo de prática da Vigilância Sanitária que integra uma Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde, foi construído esse relato de experiência. Dentre os pontos que foram evidenciados neste estudo, se encontram a tentativa de descentralização da Vigilância Sanitária, que necessita de apoio para ser consolidada; a superação da imagem repressiva policial e com isso, a consequente visualização de uma imagem orientativa; e por fim, a potencialidade que a educação em saúde tem dentro da Vigilância Sanitária. A partir desse estudo, visualizamos o quanto o campo de prática da Vigilância Sanitária contribuiu para o desvelamento de impressões sobre este componente da Vigilância em Saúde, e se mostrou como um espaço fértil para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde.
Palavras-chave: Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Educação em Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kamila Vieira Moraes 22-10-2021 07:18:05

Excelente trabalho! Tema de extrema relevância para saúde pública. A inserção de residentes dentro dos serviços de saúde é fundamental para formação de novas ideias e ampliação do conhecimento tanto dos residentes quanto dos preceptores nos campos de prática das vigilâncias, visto o caráter multiprofissional..

Foto do Usuário Claudio Alencar 25-10-2021 19:13:51

Trabalho bastante interessante, mas texto não condiz com a formatação exigida pelo congresso.

Foto do Usuário Gislayne Garcia Gomes Fagundes 26-10-2021 13:45:39

O trabalho demonstra uma prática reflexiva, desenvolvida em um período curto ( 03 meses) mas que foi suficiente para a ampliação dos olhares sobre o “papel” da Visa que vai muito além de ações fiscalizatórias e punitivas. Há muitos desafios e macroproblemas a serem enfrentados principalmente no que tange a Gestão do risco à saúde, Gestão do trabalho e Educação em vigilância sanitária.

Trabalho muito bem elaborado e organizado. Tema pouco falado, mas que necessita chegar ao conhecimento de todos, precisamos de mais trabalhos nessa área e quem sabe partir desse trabalho para algum informativo populacional e institucional sobre o assunto.

Trabalho muito bem elaborado e organizado. Tema pouco falado, mas que necessita chegar ao conhecimento de todos, precisamos de mais trabalhos nessa área e quem sabe partir desse trabalho para algum informativo populacional e institucional sobre o assunto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.