A INSERÇÃO DA CULINÁRIA NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 385


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arthur Victor Campos Silva , Estefânia Da Silva Araújo , Mayara Pereira Da Silva

ABSTRACT
Este trabalho objetiva analisar a inserção da culinária na promoção de práticas alimentares saudáveis no âmbito da produção científica da área. Optou-se pela abordagem da revisão integrativa. Para tanto foram pesquisadas publicações do período de 2009 ao dia 15 de março de 2020, no idioma português e com cruzamento de termos obtidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Culinária; Promoção da Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação; Educação Alimentar e Nutricional. A pesquisa resultou em 14 trabalhos entre os anos de 2011 a 2018 com abordagem quantitativa, qualitativa ou mista. Foi possível observar as interações da culinária em diversos ambientes como sabores, vivência e cultura, condições financeiras, condições higiênicas para comércio e oficinas culinárias. Com os achados desta investigação ficou perceptível que a culinária pode ser uma ferramenta na promoção da alimentação saudável desde crianças a pessoas com problemas de saúde e idosas. O estudo apresentou limitações por existirem trabalhos com temáticas e metodologias variadas em um mesmo objeto de estudo, mas cumpriu seu dever em evidenciar as potencialidades e desafios da culinária na promoção da alimentação saudável. Espera-se que mais estudos a respeito da culinária para favorecer sua melhor aplicação na promoção da saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorginete De Jesus Damião 19-10-2021 07:28:09

Muito boa a temática abordada. O uso da culinária como estratégia de ampliar a autonomia das pessoas para práticas alimentares mais saudáveis deve ser mais difundido.

Foto do Usuário Erika Yurley Durán Niño 27-10-2021 17:40:37

El manejo de las practicas de una alimentación saludable, debe empezar a verse como una herramienta clave, para el manejo de la promoción de la salud y prevención de las enfermedades prevenibles con buenos hábitos de vida.

Temática muito interessante! Realmente a culinária é base para alicercar os preceitos do Guia Alimentar, sendo uma prática de extrema importâncias nas escolas, na sociedade e na prática dos lares.

Foto do Usuário Jeilson De Oliveira Moisés 10-11-2021 09:42:51

A culinária brasileira é muito rica e merece ser estudada. Seu trabalho é muito interessante ao abordar a sua contribuição no que diz respeito à alimentação saudável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.