Propriedades Nutricionais das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs): Uma Revisão Integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 399


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mayara Pereira Da Silva , Estefânia Da Silva Araújo , Arthur Victor Campos Silva

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo analisar os benefícios nutricionais do consumo das plantas alimentícias não convencionais, por meio de uma revisão bibliográfica da literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos científicos, além de dissertações, teses e documentos governamentais referentes ao tema e disponíveis nas bases de dados LILACS, SCIELO, Google acadêmico e no banco de dados da EMBRAPA entre o período de 2015 a 2021. Utilizou-se os seguintes descritores: plantas comestíveis; valor nutritivo; benefícios, onde foram analisados vinte e selecionado dez estudos. A partir da análise dos estudos selecionados, foi visto que as plantas alimentícias não convencionais são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais e podem ser incluídas na alimentação cotidiana como em panificação, doces, refogadas, in natura e algumas de suas partes comestíveis são frutos, flores, folhas, raízes e sementes evidencia-se que as plantas alimentícias não convencionais pesquisadas apresentam potencialidades nutricionais que promovem diversos benefícios para a saúde humana, sendo fundamental desenvolver estratégias de estímulo de consumo, comércio e divulgação acerca dos benefícios e vantagens de inserir na alimentação da população. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiza Rosa Dos Santos 25-10-2021 15:51:51

Excelente revisão, as plancs são desconhecidas pra uma grande parcela da população, a revisão resumiu muito bem as propriedades nutricionais e também as formas de utilização das plancs escolhidas.

Foto do Usuário Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva 09-11-2021 10:14:30

Excelente trabalho!!

Foto do Usuário Jeilson De Oliveira Moisés 10-11-2021 09:37:11

Trabalho riquíssimo que deve ser mais bem estudado por pesquisadores. Parabéns pela sua dedicação na elaboração do mesmo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.