Educação virtual em alimentação e nutrição com um grupo de gestantes e nutrizes: experiências e desafios

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 393


Certificado de publicação:
Certificado de Viviane Goveia Christino

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Viviane Goveia Christino , Pamela De Aguiar Sobral , Jorginete De Jesus Damião , Amana Lima , Alessandra Silva Dias De Oliveira , Ana Cecília Travassos De Freitas

ABSTRACT
Introdução: A alimentação e nutrição estão  presentes em todas as fases das nossas  vidas e, sabemos a suma importância de se proteger, promover e apoiar a amamentação e a alimentação complementar.Em março de 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o isolamento social foi estabelecido. Neste contexto, o internato de nutrição em saúde coletiva da UERJ, em parceria com a Clínica da Família Dona Zica promoveu a criação do grupo “Do peito ao prato” na rede social Whatsapp. O grupo tem como objetivo o apoio às gestantes, puérperas e famílias que estejam no período de amamentação ou introdução alimentar. Método: O projeto foi desenvolvido por alunas do INSC da UERJ em parceria com as equipes de saúde da família, e visou a criação de uma rede de apoio ao AM e a AC adequada e saudável através de um grupo na rede social Whatsapp.Os dados foram gerados automaticamente pelo Google forms®. Resultado: Foram cadastradas 35 mulheres no grupo, a abordagem dos assuntos são  feitas duas vezes por semana, em formato de imagens, áudios ou vídeos,  além de plantões de esclarecimento de dúvidas e apoio virtual ao longo de toda a semana.Conclusão:  A experiência vivenciada até o momento reforçou a importância de ações educativas como estratégia de apoio e promoção ao AM e da AC saudável, voltadas tanto para o público materno-infantil, quanto para os profissionais que atuam na atenção primária à saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paola Karolyne Jandrey 22-10-2021 08:33:27

É muito interessante ver como as estratégias de educação alimentar e nutricional se adaptaram à época de pandemia. O trabalho é bem interessante, parabéns.

Foto do Usuário Mariane De Andrade Pereira 25-10-2021 13:08:48

Um trabalho muito bonito e significativo. A gestação e o pós parto são períodos bastante delicado onde surgem-se muitas dúvidas e temores, tal como o momento pandêmico que estamos vivendo. É fundamental tal criação de estratégia para contornar os efeitos do isolamento social e fornecer uma rede de apoio para as mães e para a equipe de saúde da família.

Foto do Usuário Mayara Pereira Da Silva 25-10-2021 21:10:15

O uso de redes sociais para promover educação em saúde vem ganhando espaço cada vez mais, especialmente para abordar sobre a área materno-infantil, em uma fase de grandes desafios e dúvidas. Excelente!

Parabéns pelo trabalho. Que bom expandir horizontes para realizar atividades de Educação Nutricional com um público tão temporal. Gestantes requerem aconselhamento durante toda a fase de gestação e, após o nascimento do bebê necessitam ainda mais de troca de experiências, apoio e orientações da equipe multiprofissional.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.