Capacitação em hipodermóclise para profissionais de enfermagem: uma realidade vivenciada

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de Pessoas em Saúde;

Acessos neste artigo: 385


Certificado de participação:
Certificado de Giovana Soares De Abreu

Certificado de publicação:
Certificado de Giovana Soares De Abreu

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giovana Soares De Abreu , Herica Silva Dutra , Maria Tereza Ramos Bahia , Marcelo Sousa Marôcco , Vanessa Vieira Da Motta , Tamara Martins De Araújo

ABSTRACT
Introdução: A hipodermóclise, ou terapia subcutânea, ainda é uma técnica pouco conhecida e difundida no ambiente hospitalar, mas traz inúmeros benefícios para a manutenção do tratamento dos pacientes, principalmente os pacientes oncológicos e em terminalidade de vida. 1 Pacientes idosos ou em cuidados paliativos possuem singularidades, como rede venosa frágil, dor crônica e disfagia, que são características que impossibilitam a utilização das vias convencionais de administração de medicamentos, e necessitam de um via alternativa segura, principalmente, para analgesia e controle da dor. 2,3 Profissionais da equipe de enfermagem possuem competência técnica para realização e manutenção da hipodermóclise, além de serem responsáveis pela capacitação, orientação e supervisão dos cuidados que a via subcutânea exige. 4 Dentro das atividades de um projeto de extensão chamado “Grupo de estudos sobre Gerência e Liderança em Saúde e Enfermagem na Atenção Oncológica” foi identificada pelos enfermeiros a necessidade de se buscar na literatura cientifica a importância e os benefícios da técnica de hipodermóclise para discussão, implementação e prática em uma instituição oncológica, na qual o projeto é desenvolvido. Após as discussões foi verificado que existiam lacunas de conhecimento na equipe sobre a técnica de hipodermóclise e a necessidade de atualização do protocolo institucional. A capacitação foi programada e realizada para os enfermeiros. Este resumo tem por objetivo apresentar os resultados da capacitação remota de hipodermóclise aplicado para os enfermeiros de uma instituição oncológica da Zona da Mata Mineira...

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 15:56:36

A atuação do enfermeiro na equipe de cuidados paliativos suscita técnica, conhecimento e atualização constante. A hipodermóclise é um procedimento fundamental para o conforto do paciente. Gostaria de saber como venceu o desafio de fazer uma capacitação técnica remotamente. Outro ponto que gostaria de ouvir mais é sobre o interesse dos profissionais. E por fim, qual o perfil dos profissionais que buscaram capacitação?

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 26-10-2021 22:07:07

Apesar da hipodermóclise ser pouco conhecida pelos profissionais de enfermagem, ela é uma técnica bem segura tanto para idosos como para em cuidados paliativos, mas pode ser realizado em qualquer faixa etária, basta a enfermagem ser capacitada para realizar tal procedimento. Este trabalho tem grande relevância para os dias atuais. Gostaria de deixar três observações: acrescentar, na metodologia, o tipo de artigo; senti falta do subtítulo DISCUSSÃO; acrescentar mais referências sobre o tema abordado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.