O Nutricionista e as Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 480


Certificado de publicação:
Certificado de Nádia Kunkel Szinwelski
Certificado de Nádia Kunkel Szinwelski
Certificado de Patricia Cristina Da Silva Menegotte

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Cristina Da Silva Menegotte , Nádia Kunkel Szinwelski

ABSTRACT
As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) se configuram por um conjunto de recursos terapêuticos que contempla estimular as técnicas naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Esta revisão integrativa teve como objetivo conhecer a relação do nutricionista com a aplicação das PIC na Atenção Primária à Saúde no Brasil descrito pela literatura científica no período de 2006 a 2019. Para a busca, em abril de 2020, utilizaram-se os descritores: “Medicina Integrativa”, “Terapias complementares”, “Práticas integrativas e complementares”, “Atenção Primária à Saúde”, “Nutrição” e “Nutricionista”, em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME).  Embora exista inúmeras publicações sobre o uso, implementação e o crescente desenvolvimento da PIC dentro da Atenção Primária à Saúde, nenhum estudo que aborde diretamente a aplicação das PIC pelo nutricionista foi encontrado. É relevante o profissional nutricionista se envolver em pesquisas, estudos e principalmente aprimorar seus atendimentos com a inserção das terapias complementares, contribuindo com o olhar integral de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde.
Palavras-chave: Terapias complementares. Sistema Único de Saúde. Nutrição.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorginete De Jesus Damião 19-10-2021 07:35:16

Temática atual e necessária. Avaliem se outros caminhos podem ajudar a ter mais elementos para esta discussão. Se a perspectiva das PICS é de abordagem integral e multidisciplinar, é possível que o uso das palavras-chave possam não ter ajudado a encontra a relação que o trabalho procurava, pois os trabalhos podem não ter dado destaque a uma categoria profissional específica. O que acham de olhar sobre agravos que a agenda de nutrição na APS tem dado destaque como doenças crônicas, incluindo obesidade?

Foto do Usuário Cecília Neta Alves Pegado Gomes 19-10-2021 20:05:52

A análise dos artigos deveria conter mais categorias de análise como p.ex., método.

Foto do Usuário João Vitor Nascimento Palaoro 08-11-2021 16:53:41

Importante abordagem. Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.