Desenvolvimento de SIGWeb para difusão científica: um estudo ecológico sobre a COVID-19 na Paraíba.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Acessos neste artigo: 359


Certificado de participação:
Certificado de Jivago Meira Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jivago Meira Gomes , Rudgy Pinto De Figueiredo , Rackynelly Alves Sarmento Soares , Anna Estella Cysneiros Pachá , Diego Albuquerque Soares

ABSTRACT
As técnicas de geoprocessamento aplicadas à Saúde vêm sendo cada vez mais incorporadas no planejamento e execução de políticas públicas de saúde no Brasil. O termo WebGIS refere-se a um serviço disponibilizado por um Sistema de Informação Geográfica que tem por função exibir e analisar dados espaciais. Tais dados são processados e consumidos pelo usuário por meio da internet. Isto posto, o presente texto objetiva relatar a experiência de desenvolvimento de um WebGIS sobre indicadores relevantes para o estudo da COVID-19 na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo ecológico na escala municipal. Utilizou-se dados do Sistema de Informação de Mortalidade referentes ao ano de 2020, causa do óbito COVID-19 (CID-10 B34.2). Para as análises espaciais utilizou-se o número total de óbitos por COVID-19 por município, calculou-se a Razão de Incidência Espacial (RIE) e o índice não-paramétrico de Getis e Ord para verificar a existência de autocorrelação espacial além de outros indicadores de saúde. Os elementos utilizados para compor a aplicação do WebGIS incluiu o mapa base OpenStreetMap, o mapa de intensidade de cores da RIE casos e óbitos, o mapa de símbolos proporcionais de casos e óbitos, e da classificação municipal rural/urbano. Para o desenvolvimento do WebGIS adotou-se a plataforma ArcGIS (ArcGIS online). O WebGIS foi publicizado no site Grupo de Estudos em geotecnologias, mineração de dados e desenvolvimento aplicados à Saúde (https://www.arcgis.com/apps/View/index.html?appid=47c1b0f83e08494cbc980abaeee1cd9). Atualmente, é possível centralizar o mapa em determinado ponto, aumentar/reduzir escala, ativar/desativar camadas de informação, imprimir o mapa e localizar um endereço ou município. Entre as potencialidades do referido WebGIS destacam-se a interatividade e a facilidade de uso. Sua aplicação acontece de forma intuitiva, de modo que o usuário consegue facilmente extrair informações de seu interesse sem a necessidade de treinamento prévio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 01-11-2021 12:31:06

Parabéns por apresentar e divulgar uma tecnologia que pode ser utilizada por vários gestores de saúde no Brasil. o Conhecimento existe, a tecnologia existe, os eventos científicos divulgam, mas os gestores públicos de saúde precisam usar esses recursos tecnológicos para fazer uma gestão estratégica dos seus problemas locais. Parabéns. o Link não funcionou.

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:31:28

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:32:32

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.