Configurações Estratégicas em Provedores Regionais de Acesso À Internet

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 276


Certificado de participação:
Certificado de Priscila Scarfone Tiburcio

Certificado de publicação:
Certificado de Priscila Scarfone Tiburcio

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Scarfone Tiburcio

ABSTRACT
Os provedores regionais de acesso à internet, conceituados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como Prestadora de Pequeno Porte (PPP), estão entre os principais responsáveis pela massificação da banda larga no Brasil, gerando a inclusão digital em áreas pouco exploradas pelas grandes operadoras. Ao considerar a “comoditização” da internet e o aumento da competitividade no setor, inevitavelmente surge a reflexão sobre o entendimento que estas empresas estão empreendendo para garantir sua sobrevivência e crescimento. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as dimensões fundamentais que influenciam no processo de desenvolvimento de estratégia em provedores regionais. Por meio do Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) foi disseminada uma pesquisa online, de cunho descritivo e exploratório, para dirigentes de provedores regionais. Os dados coletados caracterizaram uma amostra de 36 empresas respondentes, localizadas nas cinco regiões do país. Os resultados mostraram que tais empresas empregam um composto de atividades influenciadas por três dimensões na formação de estratégia, sendo estas: networking, incrementalismo e cultural. Ademais, o uso de abordagens informais e não estruturadas induzem o desenvolvimento de estratégias.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento de estratégias; internet; networking; provedores regionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson De Melo 29-10-2021 10:49:03

O objetivo deste trabalho de identificar e analisar as dimensões fundamentais que influenciam no processo de desenvolvimento de estratégia em provedores regionais e relevante e importante.

Foto do Usuário Ana Beatriz Oliveira Manchester 30-11-2021 15:42:49

Bastante interessante o tema e o desenvolvimento do trabalho, que está bem estruturado. Parabéns às autoras!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.